Açoriano Oriental
Parlamento Europeu aprova orçamento de Bruxelas para 2008
O Parlamento Europeu (PE) deu hoje luz verde ao orçamento da União Europeia para o próximo ano, num montante total de dotações de pagamentos de 120,3 mil milhões de euros.
Parlamento Europeu aprova orçamento de Bruxelas para 2008

Autor: Lusa / AO Online
    O orçamento para 2008 representa 0,96 por cento do Rendimento Nacional Bruto (RNB) da UE e aumenta 5,7 por cento relativamente ao deste ano.

    Entre as dotações orçamentais estão 300 milhões de euros, destinados a financiar o programa europeu de navegação por satélie Galileo, havendo já um financiamento suplementar de 2,4 mil milhões de euros no orçamento 2007-2013.

    As negociações sobre o orçamento para 2008 iniciaram-se em Julho, no "arranque" da Presidência Portuguesa, com base numa proposta da Comissão Europeia, e tinham de ser concluídas até final do ano, com a aprovação do Parlamento Europeu, a autoridade final na aprovação do orçamento.

    Os ministros das Finanças dos 27 chegaram a acordo no passado dia 23 de Novembro, pelo que faltava apenas a aprovação pelo PE.

    Na sua intervenção no debate em plenário, o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel Santos, considerou que o montante acordado "representa um compromisso equilibrado entre, por um lado, a necessidade de assegurar a necessária disciplina orçamental e a solidez da gestão financeira e, por outro lado, o nosso dever de corresponder às expectativas dos cidadãos europeus".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados