Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Balanço muito positivo é o que a Federação Agrícola dos Açores faz do Azores Beef Fest, que decorreu no recinto da Associação Agrícola de São Miguel, em Santana.
Em declarações ao jornal Açoriano Oriental, Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, organizadora do evento em conjunto com o Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA), salientou que todos os objetivos que haviam delineado para os quatro dias do evento foram cumpridos, principalmente no que diz respeito à valorização da carne.
“É um balanço muito positivo. Aquilo que pretendíamos e queríamos neste evento foi plenamente conseguido, não só em relação à comunicação do evento, mas também pela parte formativa que foi excelente, através dos workshops que foram sendo desenvolvidos ao longo dos dias”, afirmou Jorge Rita, sublinhando que era desejo que “as pessoas se sentissem os próprios embaixadores da comunicação da excelência da nossa carne, que é de grande qualidade, e isso foi conseguido”.
De acordo com o também presidente da Associação
Agrícola de São Miguel, nem sempre a carne dos Açores tem a valorização
devida e este evento veio trazer um maior conhecimento da importância
da carne, porque podemos e devemos “aproveitar aquilo que o animal nos
dá e aqui é que está a vantagem do rendimento da carcaça, que replica no
rendimento do agricultor”, explicando que as peças nobres, como os
lombos e as vazias, são vendidas facilmente, mas depois existem 25 peças
do animal que podem e devem ser potenciadas e valorizadas”.
O Azores Beef Fest contou com a presença de sete chefs especialistas na confeção da carne, vindos de Portugal Continental, Brasil e dos Açores, tendo sido disponibilizados cerca de 2100 quilos de carne.
Segundo
afirmou Jorge Rita, nos últimos dois dias do evento em que teve lugar os
churrascos, o recinto de Santana, acolheu cerca de 800 pessoas, número
que “satisfaz muito a organização”, porque “conseguiu-se passar a
mensagem, nomeadamente sobre a forma como se pode potenciar e valorizar a
carcaça de um animal e também as várias formas de a confecionar”.
“Açores vão continuar a trilhar caminho de excelência”
O presidente do Governo dos Açores, acompanhado do secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, marcou presença no “Azores Beef Fest”, destacando a excelente qualidade da carne da Região.
“Estamos projetando uma nova visão para a valorização e identidade dos Açores, no quadro da nossa economia produtiva e, sobretudo, de sustentabilidade económica, social e alimentar, enquanto destino turístico”, disse José Manuel Bolieiro citado em nota de imprensa.
O líder do executivo regional lembrou que a “segurança alimentar, a excelência no produto, o bem-estar animal e a genuinidade biológica são créditos que os Açores não devem deixar em mãos alheias”, vincando que os Açores, “vão continuar a trilhar caminho de excelência, com base no saber adquirido e “apostando na diversificação”.