Carlos Amaral, administrador da Priberam, explicou que o acordo com a Amazon foi firmado há cerca de dois meses, antes de ter sido lançado no mercado, há poucas semanas, a mais recente versão do Kindle.
A partir de agora quem adquirir um destes aparelhos - criado pela Amazon - terá acesso de imediato ao dicionário em língua portuguesa, o que antes não acontecia.
"Pela primeira vez tem um dicionário da língua portuguesa que permite consultar a definição de qualquer palavra que aparece nos textos, sejam eles escritos no português europeu ou do Brasil", explicou o responsável da Priberam.
Além do Kindle, o dicionário da Priberam estará disponível nas aplicações Kindle para outros aparelhos, como o iPhone e o iPad.
Sobre o negócio com a Amazon, a empresa que lidera a venda de produtos de cultura pela Internet, em particular livros em papel e em digital, Carlos Amaral disse apenas que é "interessante".
"É um licenciamento para vários anos e o nosso dicionário vai estar em todos os Kindle a partir de agora em todo o mundo", sublinhou.
Para a Priberam, o negócio terá mais impacto no Brasil, com um mercado “muito maior” do que o português.
"O dicionário já tem uma grande notoriedade no Brasil", explicou Carlos Amaral, referindo que os dicionários que disponibiliza online contabilizam 300 a 400 mil pesquisas diárias, das quais quase 200 mil são a partir do Brasil.
No final do ano passado, a Amazon anunciou que, nos Estados Unidos, as vendas de livros em formato digital superaram as do tradicional em suporte papel.
Tecnologia
Novas versões dos Kindle têm dicionário em língua portuguesa
As versões mais recentes do Kindle, o aparelho de leitura de livros digitais, já têm incorporado o dicionário de Língua Portuguesa, fruto de um acordo assinado entre a empresa portuguesa Priberam e a norte-americana Amazon.
Autor: Lusa/AO online
