Açoriano Oriental
Tecnologia
Novas versões dos Kindle têm dicionário em língua portuguesa
As versões mais recentes do Kindle, o aparelho de leitura de livros digitais, já têm incorporado o dicionário de Língua Portuguesa, fruto de um acordo assinado entre a empresa portuguesa Priberam e a norte-americana Amazon.

Autor: Lusa/AO online
Carlos Amaral, administrador da Priberam, explicou  que o acordo com a Amazon foi firmado há cerca de dois meses, antes de ter sido lançado no mercado, há poucas semanas, a mais recente versão do Kindle.

A partir de agora quem adquirir um destes aparelhos - criado pela Amazon - terá acesso de imediato ao dicionário em língua portuguesa, o que antes não acontecia.

"Pela primeira vez tem um dicionário da língua portuguesa que permite consultar a definição de qualquer palavra que aparece nos textos, sejam eles escritos no português europeu ou do Brasil", explicou o responsável da Priberam.

Além do Kindle, o dicionário da Priberam estará disponível nas aplicações Kindle para outros aparelhos, como o iPhone e o iPad.

Sobre o negócio com a Amazon, a empresa que lidera a venda de produtos de cultura pela Internet, em particular livros em papel e em digital, Carlos Amaral disse apenas que é "interessante".

"É um licenciamento para vários anos e o nosso dicionário vai estar em todos os Kindle a partir de agora em todo o mundo", sublinhou.

Para a Priberam, o negócio terá mais impacto no Brasil, com um mercado “muito maior” do que o português.

"O dicionário já tem uma grande notoriedade no Brasil", explicou Carlos Amaral, referindo que os dicionários que disponibiliza online contabilizam 300 a 400 mil pesquisas diárias, das quais quase 200 mil são a partir do Brasil.

No final do ano passado, a Amazon anunciou que, nos Estados Unidos, as vendas de livros em formato digital superaram as do tradicional em suporte papel.
    
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados