Ministro lembra que preços de combustíveis afectam todos os sectores

O ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, disse em Bruxelas que o custo dos combustíveis afecta todos os sectores da actividade nacional, respondendo a um protesto de armadores que ameaçam deixar as embarcações em terra.


"O custo dos combustíveis atinge a agricultura, a indústria, atinge todos os sectores da actividade nacional", disse Jaime Silva, à margem do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas, a que presidiu.

Jaime Silva salientou ainda que "há um ligeiro aumento das descargas de pescado e há um aumento mais importante que é o dos preços de venda de peixe", considerando que o sector tem encontrado "alguma compensação ao acréscimo dos combustíveis".

O ministro lembrou ainda que os sectores da agricultura e das pescas beneficiam já de um desconto de 50 por cento no preço dos combustíveis em relação às outras actividades.

O governante disse ainda que o sector tem que "ganhar produtividade e mais-valias", lembrando que o peixe descarregado e vendido na lota é "infinitamente mais barato" que o preço que cada consumidor português paga.

"Há uma margem de mais-valia que tem que ficar no sector", referiu.

"Temos que ganhar competitividade, é esse o desafio", disse também, sublinhando que é ´"esse o diálogo que o governo tem que ter com o sector".
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024