Açoriano Oriental
Malala promete continuar a lutar pelas crianças que "só querem um livro e uma caneta"
A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que recebeu esta quarta-feira o prémio Sakharov das mãos do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, prometeu continuar a defender a educação das crianças e os direitos básicos da população.
Malala promete continuar a lutar pelas crianças que "só querem um livro e uma caneta"

Autor: Lusa/AO online

Malala, que dedicou o prémio aos "heróis anónimos do Paquistão e a todas as pessoas que lutam pelos seus direitos básicos", salientou que há muitas crianças no mundo que, sem acesso a comida nem a água continuam a ter "fome de educação" e apelou a uma mudança de ideologia".

Estas crianças "não querem iphones, nem Xbox, nem Playstations, só querem um livro e uma caneta", afirmou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

A jovem paquistanesa de 16 anos sublinhou que "este prémio de prestígio" a encoraja a continuar a desenvolver a sua luta e acrescentou que "há esperança" para as vítimas da violência, do abuso sexual, do terrorismo, enquanto as crianças tiverem pessoas que falem por elas e tomem uma ação.

Martin Schulz elogiou a "rapariga que quer ser lembrada pela sua luta pela educação e não por ter sido baleada pelos talibãs" e considerou que Malala é já "um símbolo global da resistência contra o fanatismo e a favor dos direitos das crianças".

Malala Yousafzai contestou o encerramento das escolas para raparigas pelos talibãs e começou um blogue sob o pseudónimo Gul Makai, tornando-se muito popular.

Quando a sua identidade foi revelada, foi alvo de ameaças que culminaram, em outubro de 2012, numa tentativa de homicídio, quando Malala foi atingida por atiradores talibãs quando regressava a casa num autocarro escolar.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, atribuído desde 1988, tem um valor de 50 mil euros e tem como objetivo premiar os defensores dos direitos humanos e dos valores democráticos.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.