Açoriano Oriental
Jovens e IA em debate: entre oportunidades e desafios

Webinar promovido, na próxima terça-feira, pelo Observatório da Juventude dos Açores reflete sobre o papel da inteligência artificial na educação e na vida quotidiana dos jovens, numa sessão que contará com a participação de dois especialistas com perfis complementares.

Jovens e IA em debate: entre oportunidades e desafios

Autor: Ana Carvalho Melo

O webinar, promovido pelo Observatório da Juventude dos Açores (OJA), proporciona oportunidade para pensar criticamente os impactos da inteligência artificial (IA) nas vivências dos jovens e no futuro da educação, cruzando perspetivas científicas, pedagógicas e sociais.

O webinar “Jovens e Inteligência Artificial: Entre usos no ensino e no quotidiano” decorre no próximo dia 20 de maio, entre as 16h00 e as 17h30, numa iniciativa do OJA , através do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores (CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc).

Ao Açoriano Oriental, Francisco Sousa, docente da Universidade dos Açores e membro do CICS, explicou que este evento insere-se num ciclo de reflexão que o OJA tem vindo a desenvolver nos últimos anos, com foco na relação entre juventude e mundo digital.

Segundo o docente, “há uma linha de continuidade temática nestes webinares, que em 2021 abordaram os jovens e o mundo digital, em 2022 a literacia digital, em 2023 a participação cívica, e em 2024 o ativismo político juvenil”.

Sendo que esta sequência reflete “uma preocupação com a forma como os jovens participam na vida em comunidade, cada vez mais mediada por tecnologias digitais”.
Neste contexto, o tema da inteligência artificial (IA) impõe-se como uma extensão natural desse percurso.

“A IA é um tema incontornável, não está esgotado e pode ser abordado sob vários ângulos”, defende Francisco Sousa, sublinhando que “há ainda muita gente que tem dificuldade em lidar com estes fenómenos”.

A sessão contará com a participação de dois especialistas com perfis complementares: Paulo Peixoto, da Universidade de Coimbra, conhecido pelo seu trabalho sobre fraude académica e plágio, e João Couvaneiro, do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, reconhecido pela sua abordagem pedagógica inovadora e uso criativo das novas tecnologias no ensino.

Em entrevista ao Açoriano Oriental, Francisco Sousa explicou que a IA coloca questões prementes no universo educativo. 

“A fraude académica já existia, mas a inteligência artificial abre novas portas e é importante sabermos lidar com ela”, alerta, lembrando, no entanto, que estas ferramentas também trazem benefícios: “Nas turmas com que trabalho, não me parece que haja um só aluno que não recorra a uma ou outra ferramenta de inteligência artificial.”

A questão central, segundo o investigador, está na forma como os docentes integram estas tecnologias no ensino.

“Se os instrumentos de avaliação continuarem a seguir o modelo tradicional, pedindo apenas que o estudante reproduza informação, então estaremos a dar ‘um tiro no pé’, ou seja, a aumentar o risco de fraude”, afirma, defendendo: “Temos de mudar o foco da avaliação para a capacidade de refletir criticamente, organizar informação e resolver problemas.”

Por outro lado, Francisco Sousa realça a importância da articulação entre capacidades humanas e ferramentas tecnológicas no uso da IA.

“Terá tanto mais sucesso quem melhor conseguir conjugar a inteligência humana com a inteligência artificial. Se fizermos perguntas inteligentes à IA, todo o sistema se torna mais inteligente”, considera.

Outro aspeto abordado prendeu-se com o risco de agravamento das desigualdades sociais provocado pelo acesso às novas tecnologias.

“A tecnologia pode tanto atenuar como acentuar desigualdades. Isso foi evidente durante a pandemia de covid-19, com o ensino à distância”, lembra.

Nesse sentido, explica que “com a IA, o problema repete-se: as versões gratuitas das ferramentas são limitadas, enquanto as versões pagas oferecem mais recursos. Isso levanta sérias questões de equidade no acesso.”

O webinar, de participação gratuita, será transmitido em direto no canal de YouTube do CICS.NOVA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.