Açoriano Oriental
Intensos ataques aéreos atingem posições do grupo Estado Islâmico no leste
Cerca de 50 ataques aéreos atingiram a província oriental síria de Deir Ezzor, onde o grupo Estado Islâmico (EI) está ativo, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) que se referiu a uma intensidade inédita.
Intensos ataques aéreos atingem posições do grupo Estado Islâmico no leste

Autor: Lusa/AO online

 

Os ataques, “possivelmente russos”, provocaram pelo menos oito mortos, assinalou a ONG sediada no Reino Unido e que possui uma vasta rede de fontes através da Síria.

“Foi a primeira vez que Deir Ezzor foi visada por ataques desta intensidade”, indica o OSDH, precisando que dezenas de camiões-cisternas foram destruídos.

A coligação internacional anti-EI liderada pelos Estados Unidos referiu-se esta semana à destruição nos seus ataques aéreos de 116 camiões-cisternas utilizados pelo EI para o transporte de combustível. Os responsáveis desta coligação anunciaram recentemente que iriam privilegiar os ataques às “fontes de rendimento” do EI, que controla a maioria dos campos petrolíferos da Síria, em particular na província de Deir Ezzor.

Segundo um estudo publicado em outubro pelo diário Financial Times, o contrabando de petróleo garantirá a EI mais de mil milhões de euros diários, e quando o preço médio está fixado a 45 dólares o barril.

Para além da coligação internacional, envolvida na Síria desde há um ano, a Rússia começou a intervir setembro neste país em guerra, onde conduz uma campanha aérea contra grupos que combatem o regime do Presidente Bashar al-Assad, e em que se inclui o EI.

O ministro da Defesa russo, Serguei Choigou, anunciou hoje em declarações às televisões do país que a marinha russa no Mar Cáspio lançou “mísseis de cruzeiro sobre Deir Ezzor matando mais de 600 militantes islamitas”, mas sem precisar a data.

A província de Deir Ezzor está em grande parte na posse do EI – a outra parte é controlada pelo regime –, que desde há um ano tenta conquistar o aeroporto e a totalidade da capital, com o mesmo nome.

Ainda segundo a OSDH, membros do EI conseguiram hoje penetrar no aeroporto, enquanto os combates se intensificavam no exterior do edifício, com um balanço de pelo menos 30 mortos, incluindo 22 ‘jihadistas’.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados