Açoriano Oriental
Governo dos Açores lança concurso público para corte, reflorestação e venda de madeira na ilha Terceira

Foi publicado esta sexta-feira, em Diário da República o concurso público internacional para o corte, reflorestação e venda de madeira na ilha Terceira, numa área superior a 30 hectares, pelo preço base de 284 mil euros.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota do Gacs, as áreas lançadas a concurso estão localizadas no Núcleo Florestal da Serra das Quatro Ribeiras e no Núcleo Florestal da Serra de Santa Bárbara.



Estas áreas foram sujeitas ao Regime Florestal há mais de 50 anos e serão alvo de reordenamento florestal no âmbito da exploração, como medida de gestão dos povoamentos florestais.



O período de exploração desta área, composta maioritariamente pela espécie Cryptomeria Japónica, será de três anos para dar estabilidade à empresa ou empresas vencedoras do concurso.



O Governo dos Açores iniciou em 2014 a gestão ativa das áreas florestais que tem sob sua responsabilidade, através da seleção de áreas para corte e da definição de um conjunto de operações e normativos a atender na sua exploração.



Estas opções, que se consubstanciam num Plano de Gestão Florestal e que levam ao reordenamento florestal das áreas exploradas, visam também o rejuvenescimento da floresta pública, com respeito pelos valores naturais que lhe estão associados e tendo o cuidado de minimizar os impactos muitas vezes associados a este tipo de ações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados