Governo dos Açores inicia nas Flores plano de formação para ativos no Turismo

O Governo dos Açores anunciou hoje que vai iniciar na ilha das Flores o plano de formação de ativos na área do Turismo, visando dotar o setor de competências para responder ao aumento que se verifica nesta área.



“Desta forma, damos mais um importante contributo para dotar o setor das competências necessárias para responder, da melhor forma, ao aumento da procura que se verifica, com a execução de um plano de formação que será, progressivamente, alargado às restantes ilhas”, disse o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

O governante apresentava aos jornalistas o comunicado do Conselho do Governo em Santa Cruz das Flores, com que terminou a visita estatutária de dois dias do executivo açoriano à ilha.

O Conselho do Governo autorizou, também, o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação e beneficiação da escola básica e secundária das Flores, um investimento de cerca de 600 mil euros que é uma reivindicação do Conselho de Ilha.

“Os trabalhos a desenvolver incidirão em vãos exteriores, coberturas, paramentos verticais, pavimentos, vedações, telheiros e passadiços e cobertura do ginásio”, referiu Berto Messias.

Ao nível dos portos, foram autorizados os procedimentos necessários para o lançamento da obra de remoção dos blocos no porto de Ponta Delgada, nesta ilha, melhorando “as condições de operacionalidade e segurança daquela infraestrutura portuária”.

Ainda neste porto, com o mesmo objetivo, vai ser instalado o assinalamento marítimo.

O Conselho do Governo deu, igualmente, ‘luz verde’ à empresa pública Portos dos Açores para a empreitada de reabilitação da cabeça do molhe poente do núcleo de recreio náutico do porto das Lajes das Flores, assim como o projeto das novas instalações de apoio aos iatistas neste porto.

“Estas novas instalações irão dotar aquela infraestrutura de melhores condições para os seus utentes, melhorando e valorizando, assim, esta importante infraestrutura marítimo-turística, para captação de mais visitantes”, salientou o secretário regional adjunto.

O Conselho do Governo autorizou, também, “os procedimentos necessários para a construção de um túnel de congelação com capacidade diária de seis toneladas e um novo espaço, devidamente equipado, destinado ao tratamento e transformação de pescado fresco”.

“Desta forma, realizamos um importante investimento de apoio à atividade piscatória e à comercialização de pescado no grupo ocidental, dando seguimento à valorização e melhoria das infraestruturas de apoio a este importante setor económico dos Açores”, referiu o governante.

Entre outras medidas aprovadas e direcionadas para a ilha das Flores que, com o Corvo, formam o grupo ocidental do arquipélago, conta-se o apoio à Cooperativa Ocidental, fábrica de laticínios.

Berto Messias precisou que o apoio é ao “nível da gestão, qualidade e aumento da sua competitividade, bem como o projeto de reconversão e modernização da unidade fabril, com o qual se pretende assegurar a viabilidade e sustentabilidade futuras da mesma”.

“Pretende-se, desta forma, modernizar o sistema de fabrico, com aproveitamento de alguns equipamentos, para melhorar a qualidade dos produtos”, salientou o governante, adiantando que este investimento foi candidatado ao ProRural - Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024