Governo da Madeira investe 4,6 ME nas festividades de Natal e Fim de Ano

O Governo da Madeira investiu 4,6 milhões de euros nas festividades de Natal e Fim de Ano, que decorrem entre 01 de dezembro e 07 de janeiro de 2026, indicou o secretário do Turismo, Ambiente e Cultura



Eduardo Jesus disse que a estimativa oficial aponta para uma ocupação hoteleira de 75,9% nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e de 88,3% entre 30 e 31 desse mês, valores ligeiramente superiores aos registados no ano passado.

Em conferência de imprensa, no Funchal, o governante disse que o programa de festividades envolve cerca de 2.700 pessoas e contará com um total de 154 atuações artísticas, entre concertos (50), arruadas e animação de rua (10), atuações de coros (13), grupos folclóricos (39), bandas filarmónicas (30) e DJ (cinco).

Eduardo Jesus adiantou que, no dia 12 de dezembro, está prevista “uma surpresa” em termos de animação no Funchal, garantindo que não deixará ninguém indiferente, mas não revelou do que se trata.

As iluminações públicas de Natal serão ligadas no dia 01 de dezembro, prolongando-se até 07 de janeiro, período durante o qual o centro do Funchal e todo o anfiteatro se enche de brilho e cor, sendo que o ponto alto continua a ser o espetáculo de fogo-de-artifício na passagem de ano.

O tradicional espetáculo pirotécnico, este ano com o lema “Love Madeira – Um Encontro Apaixonado da Madeira com o Mundo”, terá a duração de oito minutos e o fogo será lançando a partir de 58 postos de queima – 26 localizados no anfiteatro, 25 na avenida marginal e cinco em embarcações ao largo da baía.

Na ilha do Porto Santo, o fogo será lançado de dois postos na Vila Baleira.

No Funchal, os principais focos de animação serão a Praça do Povo e sobretudo a Placa Central, em frente à Sé Catedral, onde decorre o Mercadinho de Natal, um dos locais mais frequentados durante a quadra festiva.


PUB