Associação do Alojamento Local dos Açores "muito preocupada" com saída da Ryanair

O presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) manifestou “muita preocupação” com o anúncio da saída da Ryanair da região e espera que “a notícia seja uma tentativa de pressão junto do Governo”



“Vemos este anúncio com muita preocupação. E esperamos que esta notícia seja uma tentativa de pressão junto do Governo e não uma ação clara que faça, e que terá com certeza, impacto muito grave na economia dos Açores”, afirmou João Pinheiro à agência Lusa.

A Ryanair anunciou que vai encerrar todos os voos para os Açores a partir de março de 2026, alegando as elevadas taxas aeroportuárias e "a inação do Governo".

"Vivemos muito dos nossos hóspedes que fazem as reservas diretas (…) e a Ryanair é um parceiro ativo do Alojamento Local dos Açores", vincou João Pinheiro.

Para demonstrar a importância daquele setor, o presidente da ALA assinalou que "só o Alojamento Local já contribui com mais de 7% para o PIB regional".

"A grande maioria dos nossos hóspedes vêm desta companhia [Ryanair]. E isso pode ser um retrocesso para a evolução que estamos a sentir no turismo e na própria economia dos Açores, que só por si já é frágil", alertou à Lusa o responsável.


PUB