Covid-19

França vai endurecer acesso de viajantes provenientes do Reino Unido

A França vai endurecer as condições de acesso aos viajantes chegados do Reino Unido com o objetivo de limitar a propagação da variante Ómicron do novo coronavírus, anunciou o porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal.



A validade dos testes à Covid-19 para viajar do Reino Unido para França será reduzida de 48 horas para 24 horas e os motivos da viagem serão "limitados aos residentes (franceses) e às suas famílias", disse Attal aos meios de comunicação franceses BFMTV e RMC.

As viagens de "turismo ou negócios para pessoas que não residem em França serão limitadas", sublinhou ainda o porta-voz.

O confinamento também será exigido à chegada, num local que os viajantes "vão escolher para sete dias, com controlo das forças de segurança", mas que pode ser "levantado após 48 horas" se um teste realizado à chegada em França for negativo.

“Será necessário registar-se num sistema que irá gerar uma ordem local de isolamento”, disse Attal.

O objetivo desse "controlo ainda mais drástico que o que existe hoje" para os viajantes do Reino Unido é "retardar ao máximo a chegada de casos da variante Ómicron ao nosso país, enquanto vacinamos as pessoas com doses de reforço", explicou o porta-voz do Governo.

“Isto permite estreitar ainda mais a malha da rede para abrandar ao máximo” a sua propagação, insistiu Attal, referindo ainda que “a variante Ómicron começa a ser dominante no Reino Unido”.

Em França foram detetados 240 casos da nova variante, mas "provavelmente há mais", acrescentou Attal.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria