Açoriano Oriental
De 25 de janeiro a 03 de fevereiro
Festival do Alho da Graciosa com menus especiais na restauração

Começa, sexta-feira, dia 25 de janeiro, a 1ª Edição do Festival do Alho da Graciosa, com menus especiais na restauração da ilha.

Festival do Alho da Graciosa com menus especiais na restauração

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota informativa do Câmara do Comérico de Angra de Heroísmo, os restaurantes Costa do Sol, Jale, JJ e Remember Azores, do Graciosa Resort, vão ter disponíveis, até ao dia 3 de fevereiro, ementas especiais com entrada e prato principal, concebidos com alho.

Para além da vertente da gastronomia, o Festival inclui uma conferência, showcooking, atividades com crianças, exposições, visitas guiadas aos campos agrícolas da Graciosa e um fórum de produtores de alho da Graciosa.

Previsto para o dia 1 de fevereiro, na Adega Cooperativa da ilha Graciosa, decorre a “Escola do Alho”, momento em que alunos do 1º ciclo das escolas da Graciosa vão adquirir noções sobre a cultura do alho, experienciando a plantação. No mesmo local, a partir das 18 horas, realiza-se um showcooking com o gastrónomo António Cavaco.

No dia 2 de fevereiro, no Centro Cultural da Graciosa, tem lugar uma conferência aberta ao público, a partir das 14h30, com um painel dedicado às 'Características e Produção'. São oradores Adelaide Mendes do IAMA, Graça Silveira da Universidade dos Açores e António Cavaco da Confraria dos Gastrónomos dos Açores.

O segundo painel começa por volta das 16h30, dedicado a estudos de caso, para uma melhor perceção sobre a produção de alho no panorama nacional e internacional. São oradores José Castro da empresa Agrialho, Bruno Moura da organização Agromais e o ex-presidente do Festival do Alho de Gilroy, Gregg Bozzo. O encerramento da conferência será feita pelo diretor regional da Agricultura, José Élio Ventura.

A participação na conferência é livre mas necessita de inscrição que pode ser feitas através do telefone 295 204 810 ou email [email protected].



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados