Gastronomia

Festival de Sopa terá mais de 60 variedades

Festival de Sopa terá mais de 60 variedades

 

Lusa/AO online   Regional   15 de Set de 2011, 18:20

O XII Festival de Sopa que se realiza no sábado em Ponta Delgada, nos Açores, vai disponibilizar aos visitantes cerca de 3.000 litros deste prato, em 60 variedades de países de África e da Europa.
A iniciativa, que visa incentivar o consumo de sopa e apoiar instituições de solidariedade, é organizada pela Casa de Saúde de S. Miguel e será antecedida pela realização da V Conferência de Sopas dos Açores, que decorre na sexta-feira.

“O festival pretende abrir a instituição ao exterior e combater o estigma da doença mental, além de angariar fundos e divulgar a sopa”, afirmou Ana Rita Sousa, da comissão organizadora do festival, acrescentando que a iniciativa já faz parte do cartaz de verão da ilha, reunindo anualmente cerca de duas mil pessoas.

Para esta edição, "já estão inscritas cerca de 60 sopas, que serão confeccionadas por particulares, restaurantes e instituições", num total de "três mil litros de sopa".

“No mínimo, cada participante tem que fazer 40 litros de sopa. Nós facultamos a panela e o transporte”, frisou Ana Rita Sousa, salientando que os visitantes do festival, cuja entrada custa entre cinco e oito euros, podem votar na sopa preferida.

Os visitantes recebem ainda um conjunto composto por uma tigela de barro, uma colher e um copo para poderem provar as sopas a concurso, surgindo este ano como novidade o facto de a entrada dar direito a "saborear porco no espeto".

Relativamente às sopas que estarão disponíveis, Ana Rita Sousa frisou que "são sempre uma incógnita" até ao momento do festival, já que a confecção fica ao critério dos participantes.

A anteceder o festival, realiza-se na sexta-feira a V Conferência de Sopa dos Açores, com a presença de seis oradores, entre os quais proprietários de restaurantes, nutricionistas e membros de confrarias relacionadas com sopas, além de um estudioso deste prato.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.