Açoriano Oriental
Gastronomia
Festival de Sopa terá mais de 60 variedades
O XII Festival de Sopa que se realiza no sábado em Ponta Delgada, nos Açores, vai disponibilizar aos visitantes cerca de 3.000 litros deste prato, em 60 variedades de países de África e da Europa.
Festival de Sopa terá mais de 60 variedades

Autor: Lusa/AO online
A iniciativa, que visa incentivar o consumo de sopa e apoiar instituições de solidariedade, é organizada pela Casa de Saúde de S. Miguel e será antecedida pela realização da V Conferência de Sopas dos Açores, que decorre na sexta-feira.

“O festival pretende abrir a instituição ao exterior e combater o estigma da doença mental, além de angariar fundos e divulgar a sopa”, afirmou Ana Rita Sousa, da comissão organizadora do festival, acrescentando que a iniciativa já faz parte do cartaz de verão da ilha, reunindo anualmente cerca de duas mil pessoas.

Para esta edição, "já estão inscritas cerca de 60 sopas, que serão confeccionadas por particulares, restaurantes e instituições", num total de "três mil litros de sopa".

“No mínimo, cada participante tem que fazer 40 litros de sopa. Nós facultamos a panela e o transporte”, frisou Ana Rita Sousa, salientando que os visitantes do festival, cuja entrada custa entre cinco e oito euros, podem votar na sopa preferida.

Os visitantes recebem ainda um conjunto composto por uma tigela de barro, uma colher e um copo para poderem provar as sopas a concurso, surgindo este ano como novidade o facto de a entrada dar direito a "saborear porco no espeto".

Relativamente às sopas que estarão disponíveis, Ana Rita Sousa frisou que "são sempre uma incógnita" até ao momento do festival, já que a confecção fica ao critério dos participantes.

A anteceder o festival, realiza-se na sexta-feira a V Conferência de Sopa dos Açores, com a presença de seis oradores, entre os quais proprietários de restaurantes, nutricionistas e membros de confrarias relacionadas com sopas, além de um estudioso deste prato.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados