Autoridades alertam para novo agravamento do tempo nos Açores

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram para o agravamento da agitação marítima nos Açores e das condições meteorológicas, tendo sido emitidos avisos amarelos para as nove ilhas açorianas, devido às previsões de chuva e vento



Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha referem que a previsão do estado do mar aponta para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores” entre as 06h00 de quinta-feira e as 00h00 de sábado.

As previsões apontam para agitação marítima que “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período médio a variar entre os 17 e os 18 segundos”, indicam a AMN e a Marinha.

Na nota é ainda referido que são esperados "ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média até 38 quilómetros por hora e rajadas até 69 quilómetros por hora".

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo, a adoção de medidas de precaução e que sejam evitadas saídas para o mar até que as condições melhorem.

"Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica", através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, lê-se na nota.

As duas entidades desaconselham ainda a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias e de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

"Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco", alertam a Marinha e a AMN, que pedem "uma atitude vigilante" face às previsões.

Segundo o IPMA, a aproximação e passagem de um novo sistema frontal deverá provocar um agravamento gradual do estado do tempo em todo o arquipélago.

Assim, o IPMA emitiu aviso amarelo para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 23h00 desta terça-feira de hoje e as 17h00 de terça-feira.

Flores e Corvo vão estar também sob aviso amarelo por causa do vento (direção de sul, rodando para noroeste) entre as 02h00 e as 20h00 de quarta-feira.

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo de precipitação, por vezes forte, e vento (direção de sul, rodando para norte), vai vigorar entre as 05h00 e as 20h00 de quarta-feira.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo de precipitação por vezes forte vai estar ativo entre as 11h00 e as 23h00 de quarta-feira.

PUB