Autor: Lusa/AO online
José António Fernandes salientou, no Conselho Regional das Pescas, que se reuniu hoje em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que há espécies como o beryx (alfonsim e imperador) e o atum voador que esgotaram a quota permitida ainda no mês de julho.
O presidente da Federação das Pescas dos Açores disse não compreender, por exemplo, a redução da quota dos beryx, que têm aparecido em maior quantidade nos Açores.
"Cada vez se vê atingir o limite de quota mais cedo. Costumava encerrar essa pescaria em outubro, passou para setembro e este ano estamos em julho e já está encerrada. É um sinal de abundância dessa espécie e a comunidade europeia não entende isso, ainda por cima aplicou-nos um corte este ano passado de 10%", frisou.
Em resposta, o secretário regional do Mar assegurou que discutirá a questão das quotas com os seus homólogos no Governo da República, na próxima semana, e estará também na agenda de uma viagem que fará a Bruxelas.
"Tenho esperança que se consiga em algumas espécies o reforço das quotas. É nesse sentido que o Governo Regional vai trabalhar", salientou.
O Conselho Regional das Pescas já não era convocado desde 2010, mas Fausto Brito e Abreu, que tomou posse como secretário regional do Mar, na semana passada, manifestou intenção de o reativar.
"O Conselho Geral das Pescas é um órgão consultivo importantíssimo para o Governo [Regional] e eu espero conseguir assegurar reuniões anuais do mesmo, sem prejuízo de continuar a ter um contacto informal com os agentes aqui representados", disse.
-
Nordeste aplica taxa turística a partir de sexta-feira
-
Cultura e Social
Terceira edição do Angra City Pass com seis espaços de visitação