Açoriano Oriental
Cinema
Faial Filmes Fest vai homenagear Paulo Rocha e Dias de Melo
O Faial Filmes Fest (FFF’09), um festival de curtas-metragens que decorre de 2 a 8 de Novembro na Horta, vai homenagear na edição deste ano o realizador Paulo Rocha e o escritor açoriano Dias de Melo.
Faial Filmes Fest vai homenagear Paulo Rocha e Dias de Melo

Autor: Lusa / AO online
As homenagens foram anunciadas por Rui Pereira, director do Cineclube da Horta, entidade que organiza o festival, numa conferência de imprensa na Horta.

O festival vai começar com a exibição do documentário ‘Quatro Paredes e o Mundo’, de Marc Weymuller, sobre o escritor açoriano Dias de Melo, que faleceu no ano passado.

Rui Pereira salientou que o documentário foi elaborado na sequência de um “desafio” lançado por alguns participantes na edição de 2008 do festival, por entenderem ser importante passar para película a vida e obra deste escritor da ilha do Pico.

O Faial Films Fest vai também homenagear o realizador Paulo Rocha, com a exibição do filme ‘Verdes Anos’, numa projecção que vai contar com a presença do autor.

Este ano, concorreram ao festival 110 curtas-metragens, um número recorde de participações, das quais o júri apurou 45 para a secção de competição.

Rui Pereira revelou que surgiram inscrições “de todo o país e, pela primeira vez, também das Canárias e de Cabo-Verde”, na sequência do alargamento do concurso aos arquipélagos da Macaronésia.

“O Faial Filmes Fest 2009 contém vários arquipélagos dentro de si, os Açores, a Madeira, Cabo Verde e as Canárias, mas também os ‘arquipélagos’ feitos dos diferentes cruzamentos do continente português”, sublinhou o director do Cineclube da Horta.

Segundo Rui Pereira, o objectivo do festival não é apenas trazer ao Faial as novidades cinematográficas feitas no país, mas também incentivar o surgimento de novos cineastas amadores.

Nesse sentido, considerou que o Faial Films Fest tem-se vindo a afirmar, ao longo dos seus cinco anos de existência, como um “grande acontecimento cinematográfico e cultural da região no país”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados