Exportações chinesas caíram 0,3 % em setembro

Exportações chinesas caíram 0,3 % em setembro

 

LUSA/AOnline   Economia   12 de Out de 2013, 11:01

As exportações chinesas caíram 0,3 % em setembro face ao mês homólogo do ano passado, enquanto as importações aumentaram 7,4 %, revelam dados hoje divulgados pela Administração-Geral das Alfândegas chinesas.

A ligeira queda das vendas ao exterior em setembro contrasta com os resultados alcançados em agosto, quando as exportações chinesas tinham aumentado 7,2 % face ao mesmo mês de 2012, e surge depois de dois meses consecutivos de elevação das vendas ao estrangeiro e é a segunda queda este ano, depois da que foi registada em junho, de 3,1 %.

Por contraste, as importações aumentaram 7,4 % em setembro face ao mesmo mês do ano passado e em relação aos 7 % registados em agosto, de acordo com os dados oficiais.

Estes números reduzem o excedente comercial da China em 44,7 % para 15.200 milhões de dólares (11.200 milhões de euros) em setembro, face aos 28.520 milhões (21.000 milhões de euros) em agosto.

O governo chinês fixou como objetivo um crescimento das exportações de 8 % este ano, apesar de Pequim ter reconhecido que será difícil alcançá-lo.

A China sentiu no ano passado a debilidade da procura externa, tendo registado um crescimento do comércio externo de apenas 6,2 %, muito abaixo dos objetivos que tinha fixado e dos resultados alcançados nos anos anteriores.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.