Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

eTwinning na Escola Secundária de Lagoa


ETwinning

Há já pelo menos 4 anos que a escola de Lagoa faz parte da comunidade eTwinning. Esta plataforma é uma ação do Programa Erasmus + da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, desenvolvendo projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Graças a esta ação, as turmas da ESL envolvidas nestes projetos têm tido a oportunidade de aprenderem com outras escolas de outros países, de partilharem pontos de vista e de fazerem algumas amizades. Um dos principais objetivos tem sido promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

Dos vários projetos em que as turmas de francês da professora Natália de Sousa tem participado, há a destacar alguns pelo grau de envolvimento dos alunos e pelo tema trabalhado: eTwinning Travellers! Voyageurs eTwinning! – projeto que pretendeu explorar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o património cultural de outros países europeus em duas línguas, francês e inglês. Com o mesmo grupo de países, estamos a desenvolver, neste momento na escola, o projeto Celebrating Diversity, Cultivating Inclusion! Célébrer la Diversité, Cultiver l’Inclusion! – projeto que pretende promover a inclusão, a compreensão e a colaboração entre os alunos dos 12 aos 18 anos, oriundos de vários horizontes culturais. Pretende também discutir os estereótipos. Novamente em duas línguas (francês e inglês) e desta vez, além da docente Natália de Sousa, o projeto conta também com a professora de inglês da ESL e a sua turma, Maria do Rosário Guiomar.

Mas a língua francesa tem sido a privilegiada nestes projetos e aqui destacam-se os seguintes, a decorrer este ano letivo: Unis par le Sport – projeto entre a nossa escola e uma escola italiana e que pretende falar da importância do desporto na vida dos nossos alunos, no ano em que se realizam os Jogos Olímpicos em França; A la manière d’une agence de voyage – projeto com 3 países, em francês, e com alunos com dificuldades de aprendizagem, que vão trabalhar em grupos internacionais para desenvolverem competências de colaboração e de interação e organizarem uma viagem tendo em conta a sustentabilidade ao nível dos meios de transporte e escolhendo restaurantes que apresentem pratos típicos do seu país.

Mas não ficamos por aqui, e há algumas turmas a trabalhar mais do que um projeto! Claro que não será um manual que irá condicionar o trabalho realizado por estes alunos, mas sim as aprendizagens essenciais que serão sempre o fio condutor do trabalho desenvolvido em cada projeto.

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Parecer da SATA é desfavorável à privatização" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque fotográfico para "Açores com voos regulares de cerca de 15 companhias"
 
Wall Street acaba semana em alta puxada pelas tecnológicas
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores aliviados por um indicador de inflação e pelos resultados da Microsoft e Alphabet, que contrastam com os dececionantes da Meta.
 
“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, diz ministro da Defesa
O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados