Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Testemunhos de alunos sobre a sua experiência ERASMUS (na Dinamarca e Hungria)



Se dúvidas houvesse, pelas palavras dos alunos ficamos definitivamente rendidos ao valor das experiências que estes projetos proporcionam. Abrem-se muitos horizontes e conhece-se "tanto mundo"!

Deslocação  à DINAMARCA

Na minha opinião, esta viagem proporcionou-me incríveis aventuras e experiências, onde nós conhecemos uma nova cultura e novos costumes de um país maravilhoso, para além de ficarmos a saber um pouco mais acerca das energias renováveis.

Esta experiência tornou-se muito enriquecedora, pois convivemos com novas pessoas, conhecemos a sua cultura e diferentes formas de viver. Também praticámos o nosso inglês, pois era a melhor forma de comunicar neste projeto.

Posso concluir que foi uma experiência inesquecível, já que fizemos novas amizades e conhecemos novos lugares. Foi algo único!

 Mariana Melo, 10º ano

 

 A viagem à Dinamarca, no âmbito do Projeto Erasmus, foi inesquecível. Conheci uma nova cultura, fiz novas amizades e aprendi em contacto com novas realidades, que me proporcionaram um maior enriquecimento cultural e pessoal. Foi uma semana repleta de momentos e memórias que irei sempre recordar com muito carinho.

Recomendo estas experiências, já que vivemos momentos únicos e de grande aprendizagem.

Madalena Dutra, 10º ano

 Esta viagem à Dinamarca foi uma experiencia muito enriquecedora. Foi algo único, indescritível! É uma experiência que vou levar para toda a minha vida.

Tomás Espínola, 10º ano

 

Viajar. Viajar é uma das melhores coisas da vida, ainda por cima se o fizermos com as pessoas que mais gostamos. Esta experiência foi épica! Nunca pensei que fosse tão incrível conhecer outros lugares, novas culturas e novas pessoas. Além desta viagem ter enriquecido o meu vocabulário, e a minha capacidade de comunicar, enriqueceu-me enquanto pessoa, pois mostrou-me novas perspetivas do mundo e formas diferentes de viver. Nem tão cedo me vou esquecer desta experiência magnífica!

Francisco Chivaran, 10º ano 

 

O projeto Erasmus+ foi uma experiência única e, sem dúvida, uma das mais enriquecedoras. Permitiu-me não só aprender sobre os conteúdos principais do projeto (alterações climáticas, energias renováveis, etc…) mas também conhecer novas realidades, hábitos e costumes, assim como dar a conhecer Portugal e os Açores, mostrando a nossa cultura e tradições. Permitiu-me, também, melhorar as minhas competências linguísticas nas línguas estrangeiras que já conhecia (o Francês o e Inglês) e conhecer e aprender sobre as línguas dos outros países envolvidos no projeto, o Dinamarquês e o Húngaro. E, mais importante que tudo isso, foram as amizades que levamos connosco e aquelas que se tornaram mais fortes com esta viagem, com todos os momentos que passámos juntos, risos e gargalhadas. Concluo, assim, que saí desta aventura com uma nova noção do mundo e com o coração cheio de memórias que permanecerão comigo.

Júlia Ponte, 10º ano

Na minha opinião, essa viagem à Dinamarca foi uma das melhores que já fiz. Diverti-me imenso e aprendi muito também. Para além das tradições Dinamarquesas, adorei ir visitar os museus e o centro das turbinas eólicas. Adorei ser acolhido pela minha “host family” e também melhorei muito o meu Inglês e a minha capacidade de comunicação.  Foi uma das melhores viagens que já fiz e voltaria a repetir.

Matias Sanfona, 10º ano

O projeto Erasmus+ Time to Renew foi uma das melhores experiências da minha vida. Fui com altas expetativas e, mesmo assim, elas conseguiram ser superadas. Sinto que evoluí muito a nível pessoal, no que toca a sonhos e novas maneiras de ver o mundo, enquanto vivia os melhores dias da minha vida ao lado de pessoas de diferentes lugares, diferentes costumes e diferentes personalidades. Melhorei muito a minha capacidade de comunicação e aprendi diversas coisas em tantos aspetos para além dos culturais. Recomendo terem esta experiência e afirmo, com certeza, que repetiria tudo sem pensar duas vezes.

 José Costa, 10º ano

 Este foi um projeto que permitiu conhecer lugares completamente encantadores e diferentes dos que estamos acostumados. A Dinamarca cativou-me com todas as suas belas paisagens, pessoas e diferente cultura (não estava à espera de me sentir "em casa" tão facilmente). Neste projeto participei em alguns desafios que contribuíram muito para a minha aprendizagem, além de desenvolver o meu inglês e também francês, vi uma evolução na comunicação com os participantes e famílias do projeto. O tema foi as energias renováveis e aprendi muito à cerca do mesmo. Além de aprender muito, também me diverti imenso com as outras atividades, tal como a culinária, e também com as pessoas do projeto e suas famílias. Foram pessoas totalmente abertas e acolhedoras, aprendi muito com elas e nós, portugueses, também partilhámos a nossa cultura com eles. Este projeto foi muito enriquecedor para mim. Além de ter amigos novos também houve uma evolução na união com todos, mesmo entre os portugueses. É uma experiência única, que é fascinante, pois vivemos uma semana muito intensa de alegria, diversão e aprendizagens.

 Maria João Costa, 10º ano

Para esta viagem, as minhas expetativas estavam altas e conseguiram ser superadas. Poder conviver com pessoas de outros países com diferentes culturas, enriqueceu-me a nível pessoal. Conheci pessoas com gostos iguais aos meus e descobri outros novos. Foi uma experiência única, partilhar um quarto com uma pessoa que não conhecia, ter novos “pais” e novos “irmãos” num país que desconhecia. Todas as atividades foram muito interessantes e penso que a barreira linguística acabou por não ser o problema que eu pensava que iria ser.

 João Carreira, 10º ano

 

O projeto Erasmus foi uma das melhores experiências da minha vida e sem dúvidas uma oportunidade única. Para além de ser uma forma de ganhar conhecimentos acerca das alterações climáticas e das energias renováveis, permitiu-me também saber mais sobre as culturas, tradições e costumes dos outros países e melhorar o meu inglês. Acima de tudo, ganhei experiências e amizades que irei levar para a vida toda.

Tomás Araújo, 11º ano

A minha experiência no projeto Erasmus e na viajem à Dinamarca foi simplesmente incrível. Conhecei pessoas de várias nacionalidades, mergulhei na cultura Dinamarquesa e aprendi muito, tanto académica como pessoalmente. Foi uma semana que jamais esquecerei, repleta de amizades, descobertas e aventuras. Recomendo a todos os estudantes a oportunidade de participar num projeto Erasmus.

Ana Júlia Furtado, 11º ano 

Erasmus: pequena palavra que não nos prepara para a imensidão da experiência. Nesta viagem à Dinamarca, pudemos conhecer um pouco da linda capital, Copenhaga, e da cidade de Hobro.  Nestes dias, foi possível tanto estabelecer novas amizades e adquirir conhecimentos sobre as energias renováveis, como maravilhar-nos com incríveis paisagens, arquitetura e uma cultura única. Sou eternamente grata pela oportunidade e pelo incrível acolhimento por parte dos meus “hosts”. Na minha opinião, todos deveriam tentar participar num projeto Erasmus+ e desfrutar dessa inesquecível experiência.

Ana Maria Costa, 11º ano

Parece que foi mesmo o destino a falar por si. A oportunidade de visitar um novo país proporcionou-me o conhecimento de novas línguas, culturas e hábitos de vida. Para além de todas as atividades que nos permitiram entrar um bocadinho no espírito e estilo de vida Dinamarquês, o acolhimento da família que me recebeu tornou-se o mais especial para mim. Criei imensos laços e realmente senti-me em casa. Desta forma, apelo a todos os possam vir a ter uma oportunidade destas, a aproveitem e não pensem duas vezes. Esta experiencia ajudou-me a perceber e confirmar algo que já pairava na minha cabeça: a certeza de voltar a participar em experiências Erasmus na minha futura vida universitária.  

Maria João Dutra, 12º ano

 

Deslocação à HUNGRIA

A ESL a Energizar e a Renovar Aprendizagens

No âmbito do projeto Erasmus+, Time to Renew, dedicado às Energias Renováveis e à sua relevância na atualidade, no dia 22 de março, o grupo da ESL, dez alunos do 9º ano e três professoras, viajou rumo à cidade de Támasi, na Hungria, onde os nossos anfitriões da escola Beri Balogh Adam Katolikus Gimnazium nos esperavam. Os participantes das várias escolas parceiras neste projeto, da Húngria, Dinamarca, França e Açores, iam por fim conhecer-se pessoalmente e a curiosidade e o entusiasmo eram evidentes.

A aventura teve início em Budapeste, onde o grupo da ESL teve oportunidade de passar um dia a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos desta fascinante capital europeia. Já em Tamási, num ambiente de grande convívio, fomos apresentados a alguns dos aspetos mais importantes da cultura húngara, a língua, a música e a dança. Seguiu-se um programa de apresentação e contextualização cultural em sala de aula a cargo dos restantes países participantes e atividades colaborativas relacionadas com a temática das energias renováveis, sua produção e funcionamento.

 

A viagem à Hungria foi única e inesquecível. Para além de ter tido a oportunidade de conhecer um país novo, com uma cultura e língua diferente, conheci pessoas que levarei para a vida. Este projeto permitiu-me desenvolver conhecimentos sobre as energias renováveis e melhorar a minha fluência no Inglês.  Uma experiência que voltava a repetir, pois permitiu-me sair da minha rotina e hábitos e vivenciar outra realidade.

Alexandra Cipriano, 9º B

 

Com esta experiência na Hungria fiz amigos que espero manter para sempre; ao viver com eles e as suas famílias aprendi a adaptar-me melhor a diferentes ambientes e a sair da minha zona de conforto, gostei de experimentar comidas típicas, visitar sítios diferentes e de aprender sobre a cultura húngara. Concluindo, gostei de participar no projeto Erasmus+ e espero que mais alunos tenham a oportunidade de vivenciar momentos como estes. 

Diana Reis, 9º B

  

Esta experiência Erasmus+ foi para mim inesquecível. Tive a oportunidade de conhecer culturas completamente diferentes, fiz novas amizades, conheci lugares espetaculares e desenvolvi o meu Inglês. O acolhimento dos nossos colegas Húngaros foi ótimo, prepararam várias atividades, jogos, passeios, festas e até nos ensinaram algumas palavras e expressões em Húngaro! Foi uma viagem que eu voltaria a repetir sem pensar duas vezes, pois é uma experiência que marcará a minha vida para sempre.

 Eliana Ribeiro, 9º B

 

Algo que com certeza me trouxe muita felicidade e boas experiências foi o projeto Erasmus+ Time to Renew e a minha viagem com os meus colegas à Hungria! Nesta viagem pudemos não só praticar línguas como o Inglês e Francês como também criar novos amigos e estreitar mais os laços entre a turma, alunos e professoras. Foi incrível a maneira como fomos recebidos, as atividades que prepararam para nós e que contribuíram para a nossa aprendizagem, desde as visitas aos jogos e desafios para resolver e desvendar. Se eu pudesse passaria por tudo de novo, pois só nos traz coisas boas, novos horizontes, novas culturas… A experiência Erasmus foi realmente incrível!!                      

Fabiana Eleutério, 9º

 

Quando começa a experiência Erasmus+ não estamos à espera que seja tão divertido, mas uma vez que estamos todos juntos, tudo se torna divertido. Ao longo desta experiência fiz muitos amigos novos e visitei muitos sítios que nunca pensei que iria visitar. Na minha opinião a viagem à Hungria foi incrível, foi sem dúvida a melhor semana da minha vida. Repeti-la-ia vezes sem conta!

Hélio Furtado, 9º F

A viagem à Hungria foi definitivamente uma das melhores experiências que já tive, sendo esta a minha primeira viagem internacional! Adorei conhecer uma nova cultura, a escola, locais e pessoas diferentes, principalmente a minha “host family”. A melhor parte da viagem foi a ida a Tapolca e andarmos de barco a remo na gruta, a água era super cristalina, e além disso foi muito engraçado tentarmos manobrar o barco. Aprendi muitas coisas que desconhecia sobre a energia nuclear e gostei de fazer o Kahoot sobre o tema! Também adorei conhecer um pouco de Budapeste. Foi uma experiência única e se pudesse faria tudo outra vez.                                  Isabel Medeiros, 9º F

                                                                                                                   

A minha experiência Erasmus+ foi muito agradável e ajudou-me a conhecer muitas coisas novas, a língua Húngara e, principalmente, como conviver com outras pessoas usando uma língua estrangeira, o Inglês. Também conhecemos muitos novos lugares na Hungria, a capital Budapeste, o lago Balaton, a Central Nuclear de Paks e a cidade de Tamási. O que gostei mais nesta viagem foi o dia da família, pois consegui aprender muitas coisas em Budapeste. Acho que as pessoas que tiverem uma oportunidade Erasmus+ não a deviam desperdiçar, e deveriam aproveitar para se divertirem e aprenderem mais em países com culturas, e hábitos diferentes.                             

Rafael Arruda, 9º B

 

Na minha opinião, o projeto Erasmus+ é uma oportunidade única que deve ser aproveitada por todos os alunos. Esta experiência promove as relações interpessoais e interculturais entre todos os intervenientes, que são inseridos no meio familiar, social e cultural do país que visitam. Esta semana na Hungria superou todas as minhas expectativas e, se possível, eu repeti-la-ia inúmeras vezes.                

Matilde Melo, 9º F

 

 A viagem à Hungria no projeto Erasmus+ foi uma experiência muito boa. É algo que todos deviam experimentar, pois é uma forma de melhorarmos as nossas relações com os nossos colegas e criar novas com as pessoas de outros países. Gostei de tudo no projeto, das visitas de estudo, da família de acolhimento e das pessoas no geral. Aprendi sobre a cultura Húngara e um pouco do seu idioma e aprendi mais sobre as energias renováveis, sobretudo a energia nuclear. Concluindo, é uma experiência que se estiver ao nosso alcance devemos aproveitá-la.

   Santiago Teves, 9º B

 

A viagem à Hungria superou as minhas expectativas, sendo elas já bastante altas antes da viagem, e não estava à espera da beleza do país e das pessoas.  As atividades programadas e os convívios propostos pelos alunos Húngaros foram promotores da interação entre todos os participantes do programa Erasmus+, sendo esta a minha parte favorita da experiencia. Conhecer pessoas de países e culturas diferentes foi extremamente enriquecedor. Todos tivemos a sorte de ter ficado com famílias de acolhimento muito simpáticas e atenciosas. Adoraria, um dia, retribuir a atenção que me deram. Por ter sido tão gratificante, se me dessem outra oportunidade, repetiria para sempre!                                                                                            

Sofia Sousa, 9º F

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Dívida pública aumenta para 278.262 ME em março
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, aumentou cerca de 1.031 milhões de euros entre fevereiro e março, para 278.262 milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP)
 
José Raimundo reconduzido no Comité Técnico Europeu
O dirigente açoriano José Raimundo, que desempenha as funções de presidente-adjunto da Federação de Patinagem de Portugal e Embaixador da Ética no Desporto, foi reconduzido para um novo mandato no Comité Técnico Europeu de Patinagem Artística da World Skate Europe (WSE)
 
Nicole Healion e Samuel Couto venceram a Corrida da Liberdade
Os atletas do Juventude Ilha Verde, Nicole Healion e Samuel Couto, foram os vencedores da Corrida da Liberdade, no escalão de seniores, disputada no dia 25 de abril nas principais artérias da cidade nortenha micaelense
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.