Açoriano Oriental
Espetáculo de "dança oriental" em igreja gera polémica
Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de "dança oriental" promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou "bom senso", considerou o bispo de Angra e reconheceu o presidente do executivo regional.

Autor: Lusa/AO online

 

"Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria", disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra "atos litúrgicos" e "outras celebrações religiosas", como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

"O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação", disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que "tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado", acrescentando que um espaço destes e com esse uso "não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais".

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para "estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso".

Se isso não acontecer, o bispo "seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé", segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um "protesto" ao presidente do executivo regional pela "realização deste espetáculo num lugar de culto", ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo "Segredos do Médio Oriente" teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) "Let's Dance Together", segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados