Açoriano Oriental
Esperanças pré-finalistas das Sete Maravilhas Doces

As Esperanças, doce produzido pela Confeitaria Colmeia, uma adaptação do “bolinho da Esperança” que era feito pelas freiras do Convento para oferecer aos beneméritos nas épocas festivas, foram ontem eleitas pré-finalistas das Sete Maravilhas Doces de Portugal.


Autor: Ana Carvalho Melo

Ao Açoriano Oriental, Fernando Neves, proprietário da Confeitaria A Colmeia, recordou que se trata de uma adaptação da receita original, juntando-lhe uma massa crocante no exterior, ainda que o recheio se mantenha fiel à receita original.


“Esta Esperança tem algumas inovações, através do envolvimento do recheio que é fundamentalmente formado por gemas de ovos, amêndoa ralada, cidrão e pão da véspera”, explicou, realçando que foi recuperada uma receita antiga com mais de 60 anos, que já passou por algumas gerações da mesma família.

A razão desta aposta prende-se com o facto de Fernando Neves ter considerado que era necessário recuperar memórias perdidas.


Os Açores estavam representados nesta edição das 7 Maravilhas de Portugal, pelas Esperanças, de Ponta Delgada, pelo Alfenim e Camafeu, ambos da Praia da Vitória, pela Dona Amélia e Pudim Conde da Praia, de Angra do Heroísmo, pelas Queijadas da Graciosa, de Santa Cruz da Graciosa, e pelas Queijadas de Vila Franca do Campo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados