Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ em Paris com o programa Erasmus +



De 11 a 18 de março, no âmbito do programa Erasmus+, a Escola Secundária Antero de Quental participou no projeto “As ilhas da Europa e a Île de France", levando um grupo de dez alunos a Paris.

A Escola Secundaria Antero de Quental é uma escola embaixadora do eTwinning, tendo vindo a desenvolver, regularmente, projetos com parceiros de diversas escolas europeias, para além de já ter participado em alguns projetos envolvendo mobilidades financiadas pela União Europeia, como "Being Young in Europe", "App@Date", entre outros.

Recentemente, no âmbito do programa Erasmus+, a escola participou no projeto de mobilidade de alunos, “As ilhas da Europa e a Île de France”, com destino a França, Paris, tendo como entidade de acolhimento o LIEP – Lycée International de L’Est Parisien.

Este projeto teve como principais objetivos melhorar o bem-estar dos alunos através de atividades artísticas e criativas, desenvolver nos nossos alunos um sentimento de pertença europeia, mobilizar a comunidade educativa para a participação em projetos europeus e a futura colaboração com parceiros internacionais.

Além do referido, foi, ainda, intuito do projeto a elaboração de um museu virtual, de modo a estimular a criatividade artística dos alunos, tendo por base os conhecimentos relativos ao património cultural e material adquiridos, quer pelos alunos açorianos, quer pelos franceses, ao longo do decorrer do projeto.

Deste modo, com a concretização do projeto “As ilhas da Europa e a Île de France”, os participantes - alunos açorianos e franceses - trabalharam, numa primeira fase, em conjunto, recorrendo às plataformas digitais. Numa segunda fase tiveram oportunidade de trabalhar presencialmente, nomeadamente para a construção do referido museu virtual sobre a ilha de São Miguel e a região da Île de France, tendo por base o conhecimento adquirido in loco, em ambos as situações.

Aliás, é neste sentido que se justificaram as mobilidades do grupo de alunos franceses à ilha de São Miguel e o grupo de alunos açorianos à região da Île de France, constituindo, deste modo, a mobilidade o culminar das trocas feitas previamente no eTwinning, bem como noutros outros meios digitais.

A visita dos parceiros franceses à Escola Secundária Antero de Quental decorreu no passado mês de dezembro de 2022. Aquando da sua visita, os alunos das duas nacionalidades tiveram oportunidade de trocar experiências sobre o que é ser europeu em espaços tão díspares, bem como participaram em oficinas e demonstrações sobre as nossas artes tradicionais, além de efetuarem visitas a alguns pontos característicos da ilha.

Na mobilidade efetuada a Paris, nomeadamente de 11 a 18 de março do corrente ano, os alunos micaelenses puderam “ver” e “sentir” a Europa de outra forma. Neste sentido, os alunos realizaram múltiplas atividades com o objetivo de desenvolver o sentimento de pertença à Europa, promover a participação em atividades artísticas e criativas e, ainda, criar um museu virtual. Para o efeito foram realizados trabalhos de grupo composto por alunos das duas nacionalidades, bem como apresentação de trabalhos sobre variadas temáticas (artesanato, gastronomia, costumes e tradições) e, ainda, a organização e elaboração do museu virtual.

A par disso, foram realizadas algumas visitas com o fim de incrementar o conhecimento sobre o património cultural e material dos alunos açorianos e, consequentemente, lhes despertar o sentido de pertença à União Europeia e o sentido de estética. Assim, é de destacar a visita e a subida da Torre Eiffel, a visita ao Museu do Louvre, à “Sainte-Chapelle”, ao “Sacré Coeur”, à “Place du Tertre”, o passeio no “Bateaux Mouche” ao longo do Rio Sena, a visita à “Place de La Concorde”, à magnânima “Pont Alexandre III”, o “Arc du Triomphe”, os “Champs Élysées” e ainda a visita ao “Panthéon” e ao “Jardin des Plantes”. Todos os sítios visitados proporcionaram experiências únicas, fomentando diferentes sentimentos, vivendo-se nesta semana um misto de emoções, próprias da envolvência inerente a cada lugar... Ao conhecimento adquirido pelos livros, aliou-se o “saber de experiência feito”, revestido em todos os momentos pelo brilho do olhar expectante de cada aluno...

De igual modo, é de sublinhar o convívio e a interculturalidade, quer linguística, quer gastronómica, vivenciadas por todos os alunos, bem como a alegria e o entusiasmo, aliás, próprios ao fim de uma semana intensa de trabalho, de “imersão cultural” e, sobretudo, de muita aprendizagem, sendo a cidadania europeia o mote para o elo entre os alunos das duas nacionalidades! Não há dúvida de que todos saíram mais “ricos” e “mais europeus”!...

Os Professores: Carla Cordeiro, Mónica Pacheco, Nuno Fonseca

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Esta madrugada jornalistas combatem em palco boato da morte da profissão
 O Grupo de Teatro Jornalistas do Norte revive hoje a madrugada de Abril, a partir da 01:00, quando tem início a peça "A Noite", de José Saramago, numa encenação que também é combate ao boato da morte do jornalismo.
 
Paulo Raimundo apela aos jovens que "tomem nas mãos Abril"
O secretário-geral do PCP apelou hoje aos jovens que “tomem nas mãos Abril” considerando que é nos valores conquistados há 50 anos que estão as respostas para os seus problemas.
 
Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia
A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados