Autor: Susete Rodrigues
O presépio contou com a participação de cerca de 260 alunos, foi desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual, Tecnológica e na Oficina de Cerâmica, informa a autarquia em nota de imprensa.
O presépio é composto por cerca de 300 figuras em barro, que representam vários cenários como o nascimento de Jesus, a sua fuga para o Egipto, a romaria à Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo, os foliões, a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a representação da confeção dos tapetes de flores tradicionais, o grupo folclórico e a procissão de Nossa Senhora dos Anjos.
Constam também figuras representativas de vivências regionais como o casamento tradicional, a matança do porco, a batalha das limas, o jogo de berlindes, os carrinhos de rolamentos, as profissões, a típica casa açoriana, os fontenários, o quarto do espírito santo, a banda de música.
Saliente-se que o projeto 'Novos Bonecreiros' criado pela autarquia da Lagoa, tem o objetivo de "perpetuar uma tradição cultural identitária lagoense que é a arte bonecreira. Esta encontra-se em desenvolvimento, com formação em contexto escolar, desde o ano letivo de 2021/2022, nas várias escolas do concelho".