Autor: Lusa/AO online
Em comunicado publicado no site da DGS, este organismo do Ministério da Saúde recorda que foram notificados dois casos autóctones de febre de dengue na Ilha da Madeira (Região Autónoma da Madeira), a 03 de outubro.
No seguimento das análises laboratoriais conduzidas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), a DGS conforma a existência de atividade epidémica do vírus dengue (do serotipo DEN-1).
Até hoje, “foram confirmados 18 casos de dengue”, aguardando confirmação laboratorial 191 casos (total de casos prováveis).
Cumulativamente, foram hospitalizados 26 doentes desde o início do surto, estando neste momento hospitalizados 11 doentes.
A DGS recorda que as medidas de prevenção e controlo implicam uma atuação em quatro frentes: informação dos cidadãos, luta contra os mosquitos (reduzir a densidade das populações de mosquitos em todas as fases do ciclo de vida e prevenir o risco de exportação dos mosquitos Aedes egypti para outras regiões), resposta dos serviços de saúde e articulação entre todos os setores da sociedade, designadamente saúde, educação, ambiente, agricultura e segurança”.
-
Governo dos Açores reivindica 19 ME de ajudas complementares aos agricultores
Governo açoriano continua a reivindicar 19 milhões de euros de apoios complementares do Estado para os agricultores ao abrigo do POSEI, em 2026, tal como o executivo da República fez excecionalmente durante este ano, indicou o secretário regional.
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada