Autor: Lusa/AO Online
"Confirma-se que foi extraída a certidão indicada, que deu origem a um processo, sobre o qual brevemente será proferido despacho final", revelou hoje à agência Lusa o DIAP de Lisboa, sobre o caso que remonta a Novembro de 2004 e que foi remetido para investigação pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O Ministério Público autonomizou, no início de Julho, este caso (ainda em fase de inquérito) - relacionado com a negociação de acções do BCP por um suspeito que alegadamente detinha informações privilegiadas - do processo de investigação a cinco antigos altos quadros do BCP, no qual já proferiu o despacho de acusação.
No processo principal, Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal, antigos presidentes do BCP, e Christopher de Beck, António Rodrigues e Castro Henriques, antigos administradores, estão acusados pelo Ministério Público dos crimes, em co-autoria, de manipulação do mercado, falsificação de documentos e burla qualificada.
Os antigos administradores do BCP visados já requereram a instrução deste processo para contestar a acusação do Ministério Público.