Açoriano Oriental
Conselho de Ilha de Santa Maria quer intervenção de Cavaco Silva a favor das ilhas mais pequenas
 O Conselho de Ilha de Santa Maria, nos Açores, pediu a intervenção do Presidente da República, Cavaco Silva, para a “inversão de políticas governamentais erradas que privilegiam a concentração de serviços e infraestruturas” nas maiores ilhas do arquipélago.
Conselho de Ilha de Santa Maria quer intervenção de Cavaco Silva a favor das ilhas mais pequenas

Autor: Lusa/AO online

Num documento enviado ao Chefe de Estado a propósito da visita que vai realizar entre 20 e 24 de setembro aos Açores, incluindo a esta ilha do Grupo Oriental, o órgão representativo das instituições de Santa Maria alerta também Cavaco Silva para a necessidade de se evitar que a próxima revisão da legislação autárquica resulte em prejuízo do poder local.

“Pela nossa condição, é no poder local que encontramos o maior pólo de desenvolvimento e acompanhamento diário das preocupações da ilha e dos seus habitantes”, refere o Conselho de Ilha no documento enviado a Cavaco Silva, alegando que o “esvaziamento e decréscimo de poderes e verbas do município local [Vila do Porto] terão consequências catastróficas para o desenvolvimento”.

O documento salienta que a ausência de um plano estratégico eficaz para a ilha terá “consequências no despovoamento, desemprego e empobrecimento”, enunciando ainda vários problemas concretos cuja resolução recomenda à “magistratura de influência” do Presidente da República.

As más condições de funcionamento do tribunal, da repartição de finanças e do cartório de Vila do Porto e o “abandono” de património do Estado são algumas das questões apontadas pelo Conselho de Ilha, que reclama igualmente o reforço da importância do Centro de Controlo Aéreo e a reabilitação do Aeroporto de Santa Maria.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados