Açoriano Oriental
Comissariado para a Infância pede melhorias na saúde nas ilhas açorianas sem hospital

O Comissariado dos Açores para a Infância recomendou ao executivo regional "a melhoria da resposta" do Serviço Regional de Saúde ao nível de consultas de especialidade médica, "em especial nas ilhas sem hospital".

Comissariado para a Infância pede melhorias na saúde nas ilhas açorianas sem hospital

Autor: Lusa/AO Online

Os casos de pediatria, pedopsiquiatria e oftalmologia são elencados pela entidade como necessitando dessa melhoria.

Nos Açores há hospitais nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, faltando uma unidade do género em Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.

O pedido do comissariado surge no relatório anual de atividades da entidade, apresentado esta tarde em Ponta Delgada pela presidente do organismo, Isabel Rodrigues.

É também recomendado, por exemplo, o "aprofundamento da ação de toda a comunidade educativa na prevenção e combate ao 'bullying' e ao 'cyberbulling'", além de uma "promoção da cidadania digital" das crianças e jovens dos Açores.

O Comissariado dos Açores para a Infância pede ainda "a intensificação dos esforços no combate à violência doméstica" e sinaliza que a "diversificação na oferta educativa" poderia contribuir para o "combate ao insucesso e ao abandono escolar".

Presente na sessão, a secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, lembrou o "imperativo de transparência" que consiste na apresentação do relatório anual de atividades do comissariado.

"Todos estamos convocados para o combate à pobreza e exclusão social", e tal passa por valorizar os direitos das crianças no arquipélago, referiu Andreia Cardoso.

O comissariado tem por missão a defesa e promoção nos Açores dos direitos das crianças e dos jovens, e funciona sob a tutela da Secretaria da Solidariedade Social.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados