Açoriano Oriental
Legislativas/Açores
César assume derrota e promete redobrar reestruturação do PS

Uma noite “difícil” para o Partido Socialista dos Açores que vê desaparecer sete mil votos, ficar em terceiro lugar em São Miguel, perder um deputado e eleger apenas o seu líder, Francisco César, que assumiu os resultados e anunciou que irá redobrar esforços de reestruturação

César assume derrota e promete redobrar reestruturação do PS

Autor: Nuno Martins Neves

Foi uma noite eleitoral de silêncios, aquela que se viveu no número 24 da rua Margarida de Chaves, em Ponta Delgada. Na sede do Partido Socialista dos Açores, a pesada derrota - não eleição do histórico Sérgio Ávila e perda de mais de 7 mil votos - deixou marcas, naquele que foi o primeiro teste da era Francisco César.

Passava um minuto das 21h30 quando o presidente dos socialistas açorianos entrou na sala, onde estavam nomes como Cristina Calisto, Sandra Costa Dias, Carlos Silva ou Bruno Pacheco (mas não Vasco Cordeiro, o antigo líder e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, que saiu antes da declaração política do seu sucessor).

A abrir, Francisco César assumiu a paternidade da derrota, o pior resultado do PS/Açores em Legislativas desde 2011 (quando teve 23 mil votos, mas elegeu dois deputados, sendo preciso recuar até 1991 para ter apenas um mandato - e 27 mil votos).

“Esta é, sem dúvida, uma noite difícil. Não posso nem devo esconder, não quero. Nós sabíamos,  desde o início, que esta era uma batalha exigente, que o caminho era duro, mas julgo que nós o corremos com coragem, verdade e profunda entrega. Hoje, sem sombra de dúvidas, o resultado não foi aquele pelo que lutamos, mas o povo falou e falou com clareza”.

Reconhecendo o resultado, César citou Mário Soares, para refletir o seu estado de alma: “Eu nunca desisti, eu nunca virei a cara à luta e não é agora que vou desistir. Só perde verdadeiramente quem desiste de lutar. Não desisto”.

César assume que continua à frente do partido, um PS/Açores que, reconhece, terá de acelerar o seu processo de reestruturação em curso.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.