Açoriano Oriental
Centro de Estudos Natália Correia é alicerce de dinamização cultural
O Centro de Estudos Natália Correia, criado há dois anos na freguesia da Fajã de Baixo, terra natal da escritora, tem-se afirmado com um "alicerce" de "dinamização cultural" numa aproximação à comunidade que quer reforçar junto das escolas e universidade.
Centro de Estudos Natália Correia é alicerce de dinamização cultural

Autor: Lusa/AO online

 

“Pode não parecer tão mediático como outros centros de cultura ou como agentes culturais, mas tem vindo a apostar num percurso de partilha daquele espaço com a comunidade”, sublinhou à Lusa Miguel Brilhante, responsável pela cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em S. Miguel, nos Açores, a propósito dos 20 anos da morte da poeta, que se assinalam hoje.

Inaugurado em setembro de 2011 pelo Presidente da República, Cavaco Silva, o Centro de Estudos apresenta alusões permanentes a Natália Correia e que fazem parte da imagem institucional do espaço, mas permite também dinamizar um leque variado de iniciativas junto da comunidade.

“Tem havido uma proximidade muito grande com a comunidade local, a Fajã de Baixo, e de alguma forma tem vindo a ser um alicerce cultural bastante forte de dinamização no nosso concelho essencialmente aberto à comunidade que era esse o nosso objetivo e provavelmente seria o grande sonho idealizado por Natália Correia”, destacou Miguel Brilhante.

Pelo espaço passam encontros temáticos, exposições, jornadas para a juventude, reuniões de trabalho de instituições de solidariedade social, segundo a autarquia, que projeta alargar ainda mais a difusão cultural proporcionada pelo espaço e apostar no centro também como veiculo pedagógico.

"Queremos que exista sempre um momento presente em termos de exposições e de atividade científica e cultural. Isto permite, em termos de projetos futuros, uma relação mais próxima com as escolas e também com a universidade através de encontros científicos", explicou.

Miguel Brilhante revelou também que a autarquia pretende obter alguns objetos pessoais de Natália Correia, a título de empréstimo.

"Vamos iniciar estes contactos com o atual diretor regional da Cultura para verificar a possibilidade de podermos ter de forma itinerante ou permanente, mas parcial, alguns objetos de Natália Correia que possam ser símbolo daquela paragem naquele centro", indicou.

Miguel Brilhante revelou ainda que a autarquia vai comemorar o nascimento e o percurso de Natália Correia a 13 de setembro, dedicando assim "alguns dias de partilha cultural sobre a vida e obra da poetisa".

“De alguma forma com estas comemorações iremos ressaltar e difundir a poesia e a obra de Natália Correia no seu berço que acaba por ser a Fajã de Baixo e também estendida à cidade e ao concelho de Ponta Delgada”, sublinhou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados