Açoriano Oriental
Cavaco Silva inicia hoje visita ao Brasil
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inicia hoje uma visita oficial de três dias ao Brasil para se associar às comemorações brasileiras dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro.
Cavaco Silva inicia hoje visita ao Brasil

Autor: Lusa / AO Online
    A visita realiza-se a convite do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que será condecorado por Cavaco Silva com a Grã-Cruz com Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, criada por D. João VI após a sua chegada ao Rio de Janeiro.

    Na sequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão em 1807, o príncipe regente D. João - mais tarde rei D. João VI, o Clemente - mudou-se para a então colónia do Brasil, numa operação inédita que movimentou cerca de 15 mil pessoas transportadas numa frota de 36 navios, onde também foram embarcados os arquivos do governo e a biblioteca real.

    Após uma passagem pela Baía, onde decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, D. João desembarcou no Rio de Janeiro a 08 de Março de 1808.

    Além de abrir os portos e de implantar o ensino universitário, nos 13 anos em que governou o império português a partir do Brasil, D. João VI, entre outras realizações, criou o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, a Biblioteca Real, a Real Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, a Real Junta de Arsenais do Exército e a Real Academia Militar.

    Duzentos anos depois da chegada de D. João VI, no próximo sábado, os presidentes Cavaco Silva e Lula da Silva assinalarão a efeméride numa sessão solene no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, criado em Maio de 1837.

    Segundo fonte da Presidência da República, Cavaco Silva transmitirá nesta visita ao Brasil a ideia de que é possível utilizar a rede de cumplicidades e afectos da história comum dos dois povos para construir o futuro.

    O programa da visita inicia-se hoje à noite com um concerto de Teresa Salgueiro acompanhada pelo Sexteto João Cristal, oferecido pelo Presidente da República e Maria Cavaco Silva em honra da cidade do Rio de Janeiro.

    Cavaco Silva e Lula da Silva, que manterão um encontro sexta-feira à tarde, participarão em diversos eventos culturais alusivos à efeméride, além da sessão solene de sábado no Real Gabinete Português de Leitura.

    Domingo, dia do segundo aniversário da sua posse como Presidente da República, Cavaco Silva inaugura a exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” e oferece um almoço em honra das comunidades portuguesas e luso-brasileiras no Brasil, partindo depois para Lisboa, onde chegará na manhã de segunda-feira.

    A comitiva oficial do Presidente da República inclui o ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, e o embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa.

    Com Cavaco Silva viajarão também uma comitiva cultural com personalidades ligadas às comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa e uma delegação da Assembleia da República consituída pelos deputados Alberto Martins (PS), Carlos Páscoa Gonçalves (PSD), Pedro Mota Soares (CDS/PP), Bruno Dias (PCP) e José Miguel Gonçalves (Os Verdes).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.