Açoriano Oriental
Coordenador da hospitalização domiciliária Delfim Rodrigues morreu aos 71 anos

Delfim Rodrigues, coordenador do programa nacional de hospitalização domiciliária no SNS, morreu esta sexta-feira, aos 71 anos, no hospital de Guimarães, vítima de uma queda, disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH)

Coordenador da hospitalização domiciliária Delfim Rodrigues morreu aos 71 anos

Autor: Lusa/AO Online

“O Dr. Delfim foi uma pessoa que teve um percurso ímpar no Serviço Nacional de Saúde. Foi diretor-geral da Saúde, foi presidente de uma ARS, foi presidente de um hospital e agora coordenador da hospitalização domiciliária. Fez praticamente tudo no SNS”, recordou Xavier Barreto.

Delfim Rodrigues, que presidia o Conselho Fiscal e Disciplina da APAH, formou-se em administração hospitalar no início dos anos 80, tendo acompanhado praticamente todo o crescimento e evolução do SNS.

“Mesmo tendo tido este percurso brilhante, manteve-se sempre como uma pessoa muito humilde, muito próxima dos outros, dos trabalhadores, dos colegas, sempre com uma história para contar, sempre com uma palavra de conforto nas situações mais difíceis, muito focado na melhoria, no desenvolvimento do SNS”, salientou o presidente da APAH.

“Portanto, é um dia muito triste para todos nós, é um dia muito triste para a comunidade da administração hospitalar, é um dia muito triste para todos os que o conheceram e que sabiam do seu brilhantismo”, sustentou.

Ao longo de mais de quatro décadas, Delfim Rodrigues assumiu vários cargos como diretor-geral dos Hospitais, diretor-geral da Saúde e presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

“Foi também presidente do Hospital de Guimarães e coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, onde liderou uma transformação inovadora no modelo de prestação de cuidados, aproximando os serviços de saúde das casas dos cidadãos”, refere a APAH.

Distinguido nacional e internacionalmente, incluindo pelo Presidente dos EUA, Ronald Reagan, e pelo Governo português com a Medalha de Mérito em Saúde, “Delfim Rodrigues é, sem dúvida, um dos grandes arquitetos da modernização do SNS, tendo contribuído de forma exemplar para a sua humanização, eficiência e sustentabilidade”, salienta.

O velório de Delfim Rodrigues, que foi agraciado como personalidade de saúde do ano 2022, decorrerá hoje, a partir das 18:00, na Igreja de S. Gualter, em Guimarães, e funeral será realizado sábado, às 11h00, a partir da mesma igreja.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.