Cabo de fibra ótica partiu entre as Flores e o Corvo sem afetar comunicações

O cabo de fibra ótica instalado em outubro do ano passado entre as ilhas do Faial e das Flores, nos Açores, partiu-se, mas que as comunicações tenham sido afetadas, informou hoje a empresa responsável pela sua instalação .


Segundo a FibroGlobal, as causas da avaria ainda não são conhecidas, mas como a ligação foi feita através de um anel (entre as ilhas Graciosa, Corvo, Flores e Faial), mesmo havendo uma avaria num dos segmentos, o sistema manteve-se operacional.

A FibroGlobal assegura ter "acionado imediatamente os mecanismos" necessários para reparar a avaria, assim que teve conhecimento do caso, tendo dado instruções para que o navio "Peter Faber" se deslocasse para o local.

O navio deverá chegar ao porto de Ponta Delgada na segunda-feira, dia 02 de junho, seguindo depois para a ilha do Faial, próxima da qual o cabo de fibra ótica terá rebentado.

Segundo a FibroGlobal, as novas tecnologias permitem detetar o local aproximado da avaria, que estimam dever demorar cerca de sete dias a reparar.

A ligação do cabo submarino de fibra ótica às Flores e ao Corvo permitiu oferecer serviços de acesso à internet de alta velocidade, semelhantes ao que já existiam no resto do arquipélago.

 

PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor