Açoriano Oriental
Cabo de fibra ótica partiu entre as Flores e o Corvo sem afetar comunicações
O cabo de fibra ótica instalado em outubro do ano passado entre as ilhas do Faial e das Flores, nos Açores, partiu-se, mas que as comunicações tenham sido afetadas, informou hoje a empresa responsável pela sua instalação .
Cabo de fibra ótica partiu entre as Flores e o Corvo sem afetar comunicações

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a FibroGlobal, as causas da avaria ainda não são conhecidas, mas como a ligação foi feita através de um anel (entre as ilhas Graciosa, Corvo, Flores e Faial), mesmo havendo uma avaria num dos segmentos, o sistema manteve-se operacional.

A FibroGlobal assegura ter "acionado imediatamente os mecanismos" necessários para reparar a avaria, assim que teve conhecimento do caso, tendo dado instruções para que o navio "Peter Faber" se deslocasse para o local.

O navio deverá chegar ao porto de Ponta Delgada na segunda-feira, dia 02 de junho, seguindo depois para a ilha do Faial, próxima da qual o cabo de fibra ótica terá rebentado.

Segundo a FibroGlobal, as novas tecnologias permitem detetar o local aproximado da avaria, que estimam dever demorar cerca de sete dias a reparar.

A ligação do cabo submarino de fibra ótica às Flores e ao Corvo permitiu oferecer serviços de acesso à internet de alta velocidade, semelhantes ao que já existiam no resto do arquipélago.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados