Autor: Lusa/AO Online
Numa declaração conjunta divulgada à noite em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso e Herman van Rompuy felicitam “a Croácia e o seu povo pela sua escolha”, e garantem que o estatuto de Estado-membro da União Europeia (UE) lhes irá “abrir novas oportunidades” e ajudará a preservar a “estabilidade e prosperidade” do país.
“Com este mandato popular, o governo croata pode agora completar os preparativos que restam para a adesão”, apontam Durão Barroso e Van Rompuy, que fazem votos para que agora se siga um processo de ratificação célere, tanto pelo parlamento croata como pelos parlamentos dos restantes Estados-membros, “de modo a que a Croácia possa tornar-se o 28.º membro da União a 01 de julho de 2013”.
Os presidentes da Comissão e do Conselho consideram ainda que a adesão da Croácia à UE “envia um sinal claro para toda a região do sudeste da Europa”, mostrando que “através da coragem política e de reformas determinadas, é possível alcançar a adesão à UE”.
“O voto positivo de hoje constitui por isso uma boa notícia para a Croácia, uma boa notícia para a região e uma boa notícia para a Europa”, concluem.
De acordo com resultados ainda parciais, 67,11 por cento dos eleitores votaram “sim” à adesão da Croácia à União Europeia, que deverá concretizar-se em julho de 2013.