Açoriano Oriental
Pela amizade e saúde
Banhistas da Silveira assíduos no ano inteiro

A zona balnear da Silveira, em Angra do Heroísmo, conta com banhistas durante todo o ano.


Autor: João Rocha

Vitor Medina, que faz parte dos denominados “Amigos da Silveira” há uma década, sublinha que o espaço acolhe “cerca de 80 pessoas regularmente fora da época balnear”.

“Há reformados que praticamente vão ao mar todos os dias. Outros, como eu, aproveitam todos os fins-de-semana e feriados para irmos à Silveira nos meses fora do verão”, especifica Vitor Medina ao referir-se a um grupo assíduo “com pessoas entre os 10 e 80 anos, de ambos os sexos e com múltiplas profissões”.

A temperatura da água não assusta os banhistas: “em dezembro, por exemplo, os valores são idênticos aos registados em junho. Este ano nunca baixaram dos 15 graus”, justifica.

Para Vitor Medina, a Silveira “é um lugar verdadeiramente especial, com uma envolvência espetacular com o Monte Brasil”.

“Costumamos dizer que é a nossa pista de treinos. Cada vez há mais banhistas a fazer a ligação Silveira/Monte Brasil, o que representa uma distância de 930 metros para cada lado”.

Outra das vantagens dos banhos durante todo o ano prende-se com a saúde. Vitor Medina sublinha, a propósito, “nos últimos 10 anos não sei o que é uma constipação ou gripe”.

Os “Amigos da Silveira” consolidam laços também à mesa, organizando três almoços/jantares em épocas distintas e, nalguns casos, na própria zona balnear, que já recebeu a presença ilustre de Marcelo Rebelo de Sousa.

As boas vindas a 2018 estão marcadas para as 12 horas, de 1 de janeiro. Depois de mais uma ida a banhos nas águas cristalinas da Silveira, serão disponibilizados digestivos que prometem aquecer os convivas…


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados