Açoriano Oriental
Autarquia da Praia instala réplica do Telégrafo Ótico da Serra do Facho

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, inaugurou uma réplica do antigo telégrafo ótico que existia na Serra do Facho, uma forma de dar a conhecer a história do concelho, “trazendo à memória um dos mais primitivos modos de comunicação entre a população da ilha”, disse Carlos Armando Costa, vice-presidente da autarquia.

Autarquia da Praia instala réplica do Telégrafo Ótico da Serra do Facho

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Citado em comunicado, Carlos Armando Costa, referiu ainda que “com esta réplica que agora aqui colocamos e com a recuperação do Telégrafo de Balões que existe no Monte Brasil, em Angra, a ilha Terceira é a única parcela do território nacional onde existe, em local original, um Telégrafo”.


“Com esta réplica pretendemos trazer à memória de todos e ao conhecimento das gerações mais novas um sistema de comunicação que existia antigamente e que sempre existiu na Praia da Vitória, sistema que permitia transmitir, em cerca de 10 minutos, uma mensagem até Angra, através do manuseamento deste telégrafo”, disse.


“Pretende-se dar a conhecer melhor, a quem nos visitam e também a nós próprios, parte da nossa história, dando, ao mesmo tempo, a possibilidade de todos entenderem melhor a evolução dos meios de comunicação no espaço temporal de pouco mais de um século”, acrescentou.


Os telégrafos óticos existiam um pouco por toda a costa sul da ilha, sendo muito importante o que estava instalado na Serra do Facho, uma vez que “a partir daqui há uma abrangência visual de parte significativa da costa sul da ilha e, portanto, quando se avistava ao longe as velas de um navio, que nunca se sabia se vinha por bem ou por mal, era através deste equipamento que se alertava a população”.


Acompanhado pelo autor da pesquisa que levou à recuperação deste equipamento histórico – o jornalista Victor Alves – Carlos Armando Costa sublinhou a “grande importância que este meio de comunicação teve na Batalha do 11 de agosto de 1829”, a célebre batalha da Praia onde os liberais derrotaram os absolutistas.


De acordo com o vice-presidente da autarquia “a Serra do Facho foi um local estrategicamente escolhido, por quem entendia da matéria, para, a partir daqui, comunicar, alertar e informar a população de diversas mensagens”.


Saliente-se que foi afixada, também, uma placa bilingue que explica sucintamente a existência daquele equipamento e um pouco da sua história. Paralelamente existe também um folheto (em português/inglês) que será distribuído a visitantes e locais, a contar a história.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados