Açoriano Oriental
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Alunos do 3.º ciclo aceitam o desafio de participar no Parlamento dos Jovens


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No início do ano letivo, os alunos do 3.º ciclo começaram a organizar-se para constituir as listas, de modo a cumprir as indicações e os prazos definidos no Calendário das Ações elaboradas pela comissão eleitoral escolar. O dia 11 de janeiro de 2024 representou o início oficial aos trabalhos, tendo os alunos do 3.º ciclo assistido a uma Sessão de Esclarecimento sobre o tema proposto para este ano, "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa", dinamizada pelo professor de História, que falou sobre o ensino durante o Estado Novo, esclarecendo os presentes sobre a arquitetura dos edifícios escolares, o funcionamento das aulas, o aparecimento da telescola e sobre a evolução da escolaridade obrigatória em Portugal. Partindo do passado e pensando no presente e no futuro, foram também sugeridas pistas para reflexão e debate.

Viver Abril na Educação

Caminhos para uma Escola plural e participativa

Fase Escolar

A Campanha Eleitoral decorreu dos dias 15 a 19 de janeiro, sendo dias de muito nervosismo em que ambas as listas trabalharam muito e mostraram as suas propostas. Fizeram diversas atividades para conquistar os votos dos colegas, como jogos didáticos e uma sessão de cinema sobre o 25 de abril.


No dia 18 de janeiro as listas debateram o tema e propuseram algumas medidas. Não foi nada fácil, porque à medida que se falava de um tema, logo surgiam outros, todos eles também importantes, porque na atualidade a educação tem muitos problemas. Foi difícil escolher e temas que também mereciam destaque acabaram por ficar de for a, devido ao limite máximo de medidas (três) que cada lista podia propor. A lista A abordou o problema da escassez de professores e apresentou as seguintes medidas: dar ajudas de custo a professores deslocados, diminuir a carga horária dos professores e proporcionar moradias perto da escola para professores deslocados. Já a lista B apresentou ideias para os alunos terem sucesso nos estudos: usar os manuais digitais apenas como complemento ao estudo, apoio linguístico a alunos migrantes e ajudas de custo aos pais/escola para materiais.


Os trabalhos desta Sessão foram iniciados pela Professora Coordenadora e, depois presididos por uma aluna deputada, candidata, eleita presidente da mesa de acordo com o regimento. A mesma assumiu as suas funções, seguindo o Guião do Presidente da Mesa da Sessão escolar, dando todas as indicações necessárias aos deputados para a apresentação e argumentação das medidas propostas. Neste debate participaram os deputados eleitos e foram discutidas as medidas já apresentadas. Nesta sessão foram ainda eleitos os dois deputados efetivos e o suplente bem como a candidata a presidente da mesa para representar a escola na sessão regional do Parlamento dos Jovens. Ainda nesta sessão foi proposto o tema da Inteligência Artificial para ser debatido no próximo ano.

 

Embora o processo tenha sido cansativo e trabalhoso, os alunos que participaram, a maioria pela primeira vez, acharam muito interessante, por ser muito diferente do que costumam fazer na escola, e por todo o trabalho ter sido da sua iniciativa e responsabilidade, exigindo tarefas distintas. 

Sentiram várias dificuldades, como a escola ser pequena e ter poucos alunos, ainda por cima com horários muito preenchidos, o que tornou difícil promover ações que não coincidissem com aulas, avaliações ou outras atividades que decorreram na escola.

As atividades foram todas realizadas de acordo com o calendário definido pela comissão eleitoral escolar, exceto o debate com o senhor Deputado da Assembleia da República, agendado para o dia 22 de janeiro, que não se realizou devido à ausência do referido Deputado, ausência essa para a qual não foi dada qualquer justificação.

Os alunos que foram eleitos deputados festejaram o facto de poderem ir ao Faial representar a sua escola na Sessão Regional, no dia 18 de março

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Villas-Boas toma posse como presidente da FC Porto SAD a 28 de maio
O recém-empossado presidente do FC Porto, André Villas-Boas, sucederá a Pinto da Costa na liderança da SAD a 28 de maio, anunciou a Mesa da Assembleia Geral da sociedade responsável pelo futebol profissional portista.
 
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Yolanda Hopkins na segunda ronda do Sydney Surf Pro
A portuguesa Yolanda Hopkins qualificou-se para a segunda ronda do Sydney Surf Pro, prova das Challenger Series, para a qual Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Frederico Morais tiveram acesso direto, com Guilherme Ribeiro a ser eliminado.
 
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