Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Alunos de Artes Visuais da ESAQ expõem na Sala do Forno do CMC



Cerca de 50 alunos de Artes Visuais expuseram, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura. A Exposição esteve patente, em Ponta Delgada, até ao dia 20 de março.

Laços que afagam, decoram, interrogam, constroem, destroem...

À procura do Eu

Em ti, em vós, sempre na plataforma do nós,

Viajamos!

O Eu e o outro,

A aventura e a desventura humanas sempre tecidas

No encontro e desencontro

Que nos constitui como seres de Relação!

Denominador comum

– o Eu e o outro

Na partilha da dor,

Na procura do amor,

No duelo com a solidão,

Na ânsia de extensão da emoção,

No exercício do poder e da força,

Na proposta de ação...

Superação do Eu, tantas vezes

Anulado pela falta de pão, voz, intervenção?

Ou ausência da Singularidade

Que o rosto do Outro permite refletir?

Traço de quase divinização

Ou extensão do Eu

Para salvaguarda do trono ocupado na Criação?

Utilizador do Fogo

Que nos consome e constrói

- o Humano na eterna procura de Si...

(Inésia Raposo, 2023)

 

À P RO C U R A DO E U ,

a s  d i v e r s a s  f a c e s  d a s  r e d e s  s o c i a i s

Os trabalhos foram desenvolvidos, no âmbito da disciplina de Desenho A, do Ensino Secundário. O desafio lançado pelo Centro Municipal de Cultura à Escola Secundária Antero de Quental ambicionou uma reflexão sobre as novas e interativas formas de comunicação, que marcam de forma indelével a atualidade.

Participam, nesta exposição, cinquenta alunos de três turmas (uma do 11º e duas do 12º anos) de Artes Visuais, expondo, maioritariamente, desenhos de técnicas diversas e objetos tridimensionais, alguns com nuances instalativas.

A exposição é itinerante e poderá ser vista no Centro Municipal de Cultura em Ponta Delgada (Sala do Forno), até dia 29 de março de 2023, no Centro Cultural de Fenais da Luz, de 4 de maio a 1 de junho de 2023, e no Centro Cultural de Santo António, de 7 de junho a 7 de julho de 2023.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados