Autor: AO Online/ GaCS
SÃO MIGUEL – 98 NOVOS CASOS
Segundo o comunicado diário da Autoridade Regional de Saúde, em São Miguel, onde se registaram 98 casos, 27 surgiram no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, sendo 16 resultantes de testes rápidos.
Existe ainda um novo caso por aferir, dois novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Ribeira Grande, também respeitantes a testes rápidos, e 68 novos casos do rastreio em massa em Rabo de Peixe, não relacionados com cadeias pré-existentes, respeitantes a testes rápidos.
O número de infeções associados à Vila de Rabo de Peixe é de 86 casos.
ILHA TERCEIRA – 6 NOVOS CASOS
– Três novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, e três novos casos em Angra do Heroísmo, respeitantes a uma nova cadeia de transmissão neste concelho.
RECUPERAÇÕES - 23
Foram registadas nove recuperações na ilha Terceira (sete na Praia da Vitória e duas em Angra do Heroísmo), 12 recuperações em S. Miguel (sete em Ponta Delgada, uma na Ribeira Grande e quatro na Povoação), uma no Pico (São Roque) e uma nas Flores (Lajes).
SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO
- A Região conta agora com 43 cadeias de transmissão ativas, sendo 31 em S. Miguel (com o surgimento de uma nova cadeia São Miguel + Ribeira Grande), uma cadeia São Miguel + S. Jorge, uma no Pico e 10 na Terceira (uma nova em Angra do Heroísmo). Na Região foram já extintas 19 cadeias de transmissão, a última das quais São Miguel/Ribeira Grande, nas últimas 24 horas.
Existem à data de hoje 457 casos positivos ativos, sendo 310 em S. Miguel, 123 na Ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e um nas Flores.
- Foram detetados até hoje 1.233 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 19 óbitos e 694 casos recuperações.
Regista-se o internamento de 17 indivíduos à data de hoje, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, 9 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em UCI) e um no Hospital da Horta.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.