Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Ensino Básico - 24 janeiro 2020


 

No passado dia 24 de janeiro, o Colégio do Castanheiro encheu-se de magia, para festejar o dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

A AFC visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e dos seus professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. O Colégio, enquanto baluarte deste novo paradigma, tem vindo a dedicar um dia, normalmente em janeiro, para realizar um conjunto de atividades e apresentações que concretizam os projetos desenvolvidos em cada turma. 

Vinculados ao tema da Magia, todos os alunos se envolveram na realização dessas atividades. No 2.º ciclo, o 5.º ano desenvolveu o tema “A Magia da Ciência”, onde os alunos foram convidados a aprender de forma mágica mas científica. Por outro lado, o 6.º ano, com o tema “A magia de aprender brincando” desenvolveu projetos científicos relacionados com os sistemas do corpo humano, transformando-os em jogos e materiais manipuláveis. Relativamente ao 3.º ciclo, a magia continuou a ser a palavra de ordem: o 7.º ano apresentou, no auditório do CC, uma peça de teatro, intitulada, “Era uma vez um sonho... à volta do mundo”. A peça de teatro reuniu conteúdos de todas as disciplinas através de uma viagem pelo mundo e foi levada à cena tendo como público todos os alunos do Colégio, desde o 1º ciclo. Já o 8.º ano mostrou parte daquele que é o seu projeto de Cidadania (“Feliz é quem…”), associando-se à Magia da Felicidade. Nessa magia, os alunos colocaram em exposição os trabalhos realizados na disciplina de @rte&Média que pretendiam, de forma interativa, avaliar o índice de felicidade dos alunos CC.  Por fim, os alunos do 9.º ano, com o tema a "Magia do Crescer", elaboraram uma exposição de autorretratos, patente em frente à Ouriteca e produziram um pequeno vídeo, onde faziam um relato de como foi crescer no Colégio do Castanheiro. A banda da turma, The Host, animou o público na sala de convívio, num momento musical que não deixou ninguém indiferente. 

A realização do dia da AFC para nós, Colégio do Castanheiro, reveste-se de um enorme significado por conseguirmos envolver toda a comunidade escolar e conseguirmos dar vida e voz aos projetos que dinamizamos. Além disso, potencializamos o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, através da conceção de QRCodes, que ativavam breves vídeos científicos e/ou explicativos das diferentes estações pelas quais passaram os alunos, o que potenciou o dinamismo das atividades  e possibilitou aos alunos complementar a informação recebida pelos colegas em cada estação.

O envolvimento de todos neste dia foi notório.

Não poderíamos terminar de melhor forma o semestre!

 

 

AO Escolas

Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.
Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.
 
Escola Secundária da Lagoa
Dia dos Namorados com Artes e Ofícios sustentáveis
Alunos do Curso de Formação Vocacional das turmas 2º Voc A/B promovem venda de pequenas lembranças em madeira reciclada para o Dia dos Namorados.
 
Escola Secundária da Lagoa
I Semana de Melhor Educação, Melhor Cidadania
O Colégio do Castanheiro orgulha-se de estar sempre à frente do seu tempo e olhar para o futuro em ombros de gigantes, por isso, a nível regional, somos pioneiros na organização semestral. Esta mudança acontece no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e permitiu-nos fazer algumas modificações em benefício do percurso escolar e pessoal dos nossos alunos, para além de nos permitir a reflexão sobre as nossas práticas letivas nos momentos de pausa de Natal e Páscoa.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

Eutanásia aprovada na generalidade
Açoriano Oriental destaca a aprovação na generalidade, pela Assembleia da República, dos cinco diplomas apresentados pela despenalização da eutanásia, dando conta também do sentido de voto dos deputados eleitos pelos Açores.
 
ETIQUETA ENERGÉTICA. SIGA AS CORES À RISCA.
Sempre que comprar um eletrodoméstico tenha em atenção a sua etiqueta energética, bem como o dimensionamento do mesmo, que deverá ser o adequado às necessidades da sua família.
 
Parlamento aprova na generalidade despenalização da eutanásia
A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira na generalidade os cinco projetos para despenalização da morte medicamente assistida.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.