Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Ensino Básico - 24 janeiro 2020



No passado dia 24 de janeiro, o Colégio do Castanheiro encheu-se de magia, para festejar o dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

A AFC visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e dos seus professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. O Colégio, enquanto baluarte deste novo paradigma, tem vindo a dedicar um dia, normalmente em janeiro, para realizar um conjunto de atividades e apresentações que concretizam os projetos desenvolvidos em cada turma. 

Vinculados ao tema da Magia, todos os alunos se envolveram na realização dessas atividades. No 2.º ciclo, o 5.º ano desenvolveu o tema “A Magia da Ciência”, onde os alunos foram convidados a aprender de forma mágica mas científica. Por outro lado, o 6.º ano, com o tema “A magia de aprender brincando” desenvolveu projetos científicos relacionados com os sistemas do corpo humano, transformando-os em jogos e materiais manipuláveis. Relativamente ao 3.º ciclo, a magia continuou a ser a palavra de ordem: o 7.º ano apresentou, no auditório do CC, uma peça de teatro, intitulada, “Era uma vez um sonho... à volta do mundo”. A peça de teatro reuniu conteúdos de todas as disciplinas através de uma viagem pelo mundo e foi levada à cena tendo como público todos os alunos do Colégio, desde o 1º ciclo. Já o 8.º ano mostrou parte daquele que é o seu projeto de Cidadania (“Feliz é quem…”), associando-se à Magia da Felicidade. Nessa magia, os alunos colocaram em exposição os trabalhos realizados na disciplina de @rte&Média que pretendiam, de forma interativa, avaliar o índice de felicidade dos alunos CC.  Por fim, os alunos do 9.º ano, com o tema a "Magia do Crescer", elaboraram uma exposição de autorretratos, patente em frente à Ouriteca e produziram um pequeno vídeo, onde faziam um relato de como foi crescer no Colégio do Castanheiro. A banda da turma, The Host, animou o público na sala de convívio, num momento musical que não deixou ninguém indiferente. 

A realização do dia da AFC para nós, Colégio do Castanheiro, reveste-se de um enorme significado por conseguirmos envolver toda a comunidade escolar e conseguirmos dar vida e voz aos projetos que dinamizamos. Além disso, potencializamos o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, através da conceção de QRCodes, que ativavam breves vídeos científicos e/ou explicativos das diferentes estações pelas quais passaram os alunos, o que potenciou o dinamismo das atividades  e possibilitou aos alunos complementar a informação recebida pelos colegas em cada estação.

O envolvimento de todos neste dia foi notório.

Não poderíamos terminar de melhor forma o semestre!

 

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados