Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Ensino Básico - 24 janeiro 2020



No passado dia 24 de janeiro, o Colégio do Castanheiro encheu-se de magia, para festejar o dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

A AFC visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e dos seus professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. O Colégio, enquanto baluarte deste novo paradigma, tem vindo a dedicar um dia, normalmente em janeiro, para realizar um conjunto de atividades e apresentações que concretizam os projetos desenvolvidos em cada turma. 

Vinculados ao tema da Magia, todos os alunos se envolveram na realização dessas atividades. No 2.º ciclo, o 5.º ano desenvolveu o tema “A Magia da Ciência”, onde os alunos foram convidados a aprender de forma mágica mas científica. Por outro lado, o 6.º ano, com o tema “A magia de aprender brincando” desenvolveu projetos científicos relacionados com os sistemas do corpo humano, transformando-os em jogos e materiais manipuláveis. Relativamente ao 3.º ciclo, a magia continuou a ser a palavra de ordem: o 7.º ano apresentou, no auditório do CC, uma peça de teatro, intitulada, “Era uma vez um sonho... à volta do mundo”. A peça de teatro reuniu conteúdos de todas as disciplinas através de uma viagem pelo mundo e foi levada à cena tendo como público todos os alunos do Colégio, desde o 1º ciclo. Já o 8.º ano mostrou parte daquele que é o seu projeto de Cidadania (“Feliz é quem…”), associando-se à Magia da Felicidade. Nessa magia, os alunos colocaram em exposição os trabalhos realizados na disciplina de @rte&Média que pretendiam, de forma interativa, avaliar o índice de felicidade dos alunos CC.  Por fim, os alunos do 9.º ano, com o tema a "Magia do Crescer", elaboraram uma exposição de autorretratos, patente em frente à Ouriteca e produziram um pequeno vídeo, onde faziam um relato de como foi crescer no Colégio do Castanheiro. A banda da turma, The Host, animou o público na sala de convívio, num momento musical que não deixou ninguém indiferente. 

A realização do dia da AFC para nós, Colégio do Castanheiro, reveste-se de um enorme significado por conseguirmos envolver toda a comunidade escolar e conseguirmos dar vida e voz aos projetos que dinamizamos. Além disso, potencializamos o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, através da conceção de QRCodes, que ativavam breves vídeos científicos e/ou explicativos das diferentes estações pelas quais passaram os alunos, o que potenciou o dinamismo das atividades  e possibilitou aos alunos complementar a informação recebida pelos colegas em cada estação.

O envolvimento de todos neste dia foi notório.

Não poderíamos terminar de melhor forma o semestre!

 

AO Escolas

"A Maior Flor do Mundo"
Está patente, 12 a 18 de maio, na EB 1,2,3/JI das Furnas, a exposição "A Maior Flor do Mundo".
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Formandos da EFTH participam em ação dinamizada pela CRESAÇOR
Formandos finalistas da Escola de Formação Turística e Hoteleira participam na ação “Empreendedorismo Para Todos” dinamizada pela CRESAÇOR
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

Rui Cordeiro reeleito presidente do Santa Clara até 2024
O atual presidente do Clube Desportivo Santa Clara, Rui Cordeiro, foi reeleito hoje para o terceiro e último mandato à frente do clube encarnado.
 
Parlamento açoriano critica representante da República e confirma diploma vetado
O parlamento açoriano confirmou, esta terça-feira, o diploma sobre a redução de consumo de plástico que tinha sido vetado pelo representante da República, com todos os partidos unidos na crítica à decisão de Pedro Catarino.
 
Mulher atropelada junto ao edifício dos Bombeiros
Uma mulher de 24 anos foi, esta terça-feira pelas 12h50, atropelada em São Gonçalo junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados