UE destina 97 milhões de euros para países da bacia mediterrânica

A Comissão Europeia (CE) destinou 97 milhões de euros do seu orçamento de 2007 para financiar projectos regionais nos países da bacia do Mediterrâneo, segundo comunicado divulgado, por ocasião da reunião de parceria Euromed (Euro-Mediterrânica) em Lisboa.


Os projectos financiados pela CE tiveram como objectivos a promoção da cooperação transnacional em matérias como “a segurança, a estabilidade e a prosperidade”, acrescenta o comunicado.

A Comissão Europeia sublinha que, em 2007, os referidos projectos beneficiaram a prevenção dos desastres naturais, a promoção da investigação, o diálogo inter cultural, a igualdade do género e o desenvolvimento da comunicação e informação.

Um projecto para a paz no Médio Oriente foi financiado com cinco milhões de euros, enquanto que oito milhões de euros foram destinados a projectos para melhorar a situação da mulher e a fomentar as instituições democráticas.

A Comissão Europeia destacou também o esforço dedicado a apoiar o diálogo entre os países da UE e os da bacia do Mediterrâneo.

A reunião da Parceria Euromed começou hoje em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, e encerra terça-feira.

A parceria Euro-Mediterrânica foi criada em 1995 e envolve, para além dos 27 países da UE, a Argélia, Autoridade Palestiniana, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Síria, Tunísia e Turquia.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região