
Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!

O 3º período já estava a andar, numa situação completamente diferente, com uma atividade letiva à distância. Aqui fica o testemunho de uma aluna que nos dá conta do seu sentir esta forma de ser e fazer escola.
Devido a toda essa situação que estamos a passar, devido à pandemia, a famosa COVID-19, que todos vocês conhecem, até porque a televisão não fala de outra coisa, o governo encerra as escolas e passam a tomar diferentes medidas para o ano não ter que acabar perto do final do 2º período e podermos continuar os estudos até ao final do ano, não prejudicando nenhum dos alunos. C’est horrible ! Dessa forma, todos nós, estudantes, fomos obrigados a aceder à plataforma SGE e adaptarmo-nos à nova forma de aulas à distância. Crianças do 1º ao 6º ano tiveram que acordar cedo para poderem assistir às aulas na RTP Memória e RTP Açores, adolescentes do 7º ao 9º de igual forma, e os de secundário comunicam-se com os professores através dos e-mails. Na TV as aulas são apenas de meia hora, e os pais viraram loucos a tentar controlar a situação e a tentar aprender juntamente com eles, para quando a aula terminar poderem realizar algumas tarefas propostas. C’est fou! Já os que tem aulas online (como é o meu caso) tem de se adaptar à nova forma das aulas, à quantidade dos trabalhos e aos horários estabelecidos. Alguns alunos com dificuldades em aceder às plataformas sugeridas pela escola e às chamadas, outros não conseguem enviar as tarefas, tanto professores como estudantes a receber imensos emails. Ça a été un gâchis! Como já referi é tudo uma questão de adaptação. Passaram-se apenas 2 semanas desde que essa nova forma de ensino começou, e ainda hoje há algumas dúvidas! Mas nós, alunos, já começamos a adequar-nos, se bem que, nada melhor do que ter aulas presenciais. Os professores, embora não nos digam, e apenas transmitam mensagens positivas, eles também estão desesperados tal como nós, tal como os pais em casa, tal como todas as outras pessoas. Os professores falam para uma tela e a maioria das vezes os alunos estão presentes nas videoconferências, mas com os microfones e câmaras desligadas, então eles devem pensar: “Será que me estão a ouvir?”. Imagino como deve sentir-se um professor nessa altura e agora percebo o valor que as aulas tem na nossa vida. Merci COVID-19 pour m'avoir appris à valoriser les cours à l'école ! Lado positivo disso é que os professores não perdem contacto com os alunos e estes não se afastam completamente do ensino.
Apesar de começar a dar-me bem com toda esta nova situação, nada melhor do que estar numa sala de aula. COVID-19, já nos mostraste do que és capaz ao fechar todas as pessoas em casa, agora deixa-nos começar a voltar à nossa rotina de antes. Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!
Fiquem em casa, protejam-se a si, protejam o outro e protejam o mundo!
Restez à la maison, protégez-vous, protégez l'autre et protégez le monde!
Alexandra Costa, 10ºD
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


