Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!


Alexandra Costa

O 3º período já estava a andar, numa situação completamente diferente, com uma atividade letiva à distância. Aqui fica o testemunho de uma aluna que nos dá conta do seu sentir esta forma de ser e fazer escola.

Devido a toda essa situação que estamos a passar, devido à pandemia, a famosa COVID-19, que todos vocês conhecem, até porque a televisão não fala de outra coisa, o governo encerra as escolas e passam a tomar diferentes medidas para o ano não ter que acabar perto do final do 2º período e podermos continuar os estudos até ao final do ano, não prejudicando nenhum dos alunos. C’est horrible ! Dessa forma, todos nós, estudantes, fomos obrigados a aceder à plataforma SGE e adaptarmo-nos à nova forma de aulas à distância. Crianças do 1º ao 6º ano tiveram que acordar cedo para poderem assistir às aulas na RTP Memória e RTP Açores, adolescentes do 7º ao 9º de igual forma, e os de secundário comunicam-se com os professores através dos e-mails. Na TV as aulas são apenas de meia hora, e os pais viraram loucos a tentar controlar a situação e a tentar aprender juntamente com eles, para quando a aula terminar poderem realizar algumas tarefas propostas. C’est fou!  Já os que tem aulas online (como é o meu caso) tem de se adaptar à nova forma das aulas, à quantidade dos trabalhos e aos horários estabelecidos. Alguns alunos com dificuldades em aceder às plataformas sugeridas pela escola e às chamadas, outros não conseguem enviar as tarefas, tanto professores como estudantes a receber imensos emails. Ça a été un gâchis! Como já referi é tudo uma questão de adaptação. Passaram-se apenas 2 semanas desde que essa nova forma de ensino começou, e ainda hoje há algumas dúvidas! Mas nós, alunos, já começamos a adequar-nos, se bem que, nada melhor do que ter aulas presenciais. Os professores, embora não nos digam, e apenas transmitam mensagens positivas, eles também estão desesperados tal como nós, tal como os pais em casa, tal como todas as outras pessoas. Os professores falam para uma tela e a maioria das vezes os alunos estão presentes nas videoconferências, mas com os microfones e câmaras desligadas, então eles devem pensar: “Será que me estão a ouvir?”. Imagino como deve sentir-se um professor nessa altura e agora percebo o valor que as aulas tem na nossa vida. Merci COVID-19 pour m'avoir appris à valoriser les cours à l'école ! Lado positivo disso é que os professores não perdem contacto com os alunos e estes não se afastam completamente do ensino.

Apesar de começar a dar-me bem com toda esta nova situação, nada melhor do que estar numa sala de aula. COVID-19, já nos mostraste do que és capaz ao fechar todas as pessoas em casa, agora deixa-nos começar a voltar à nossa rotina de antes. Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!

Fiquem em casa, protejam-se a si, protejam o outro e protejam o mundo!

Restez à la maison, protégez-vous, protégez l'autre et protégez le monde!

Alexandra Costa, 10ºD

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Legislativas: Em dia de voto antecipado principais líderes pedem estabilidade
O voto antecipado em mobilidade marcou o oitavo dia da campanha com alguns dos principais líderes partidários a defenderem estabilidade política e a anteverem possíveis cenários para depois das eleições.
 
ANAFRE defende menos burocracia na relação com o poder regional
No último ano à frente da ANAFRE/Açores, Manuel António Soares destaca o “empenho” e “diálogo” na “busca das melhores soluções legislativas e políticas”. Próximo mandato será “muito exigente”.
 
Legislativas: Marcelo apela ao voto e lembra que não pode haver eleições nos próximos 12 meses
O Presidente da República apelou ao voto, lembrando que nos próximos 12 meses não pode haver eleições, e disse considerar que o número de pessoas a votar antecipadamente é um sinal de que a abstenção poderá baixar.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.