Açoriano Oriental
Seminário Internacional na Ribeira Grande
A Ribeira Grande vai ser palco do seminário internacional “Autoritarismos, Totalitarismos e Respostas Democráticas”, que se realizará entre os dias 26 e 29 de Novembro, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Ribeira Grande, do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, da Universidade dos Açores e o Centro  de Estudos Interdisciplinares Século XX, da Universidade de Coimbra.
Seminário Internacional na Ribeira Grande

Autor: Carmo Rodeia
O evento, cujo programa foi apresentado ontem na cidade nortenha, conta com a presença de investigadores portugueses, espanhois, italianos e brasileiros e “será um raciocínio sobre o século XX”, considerou o Reitor da Universidade dos Açores, Avelino de Menezes.
A experiência histórica dos autoritarismos e dos totalitarismos no decurso do século XX, com sucessivos climas de guerra e de paz, tem vindo a motivar a investigação de muitos filósofos e historiadores que terão neste seminário um palco privilegiado de reflexão, a partilhar com o público em geral, em especial professores, que “embora injustamente maltratados, podem espalhar a semente da tolerância e da democracia nos mais novos”, acrescentou Avelino de Menezes.
O reitor da UA garantiu mesmo que, face aos temas propostos, este seminário “é um antídoto do totalitarismo” e o facto de se realizar nos Açores tem um significado especial porquanto historicamente “o totalitarismo sempre foi o grilhão da autonomia”.
Para o Presidente da autarquia Ribeiragrandense, Ricardo Silva, este seminário é, também, uma “homenagem” a todos quantos lutaram “resistentemente” por uma “consciência livre”, contra o salazarismo, como foram Manuel Barbosa, João gil da Ponte ou Agostinho Sá Vieira.
O facto deste seminário se realizar na Ribeira Grande, é a prova de que a descentralização cultural “está a funcionar” e será uma oportunidade para afirmar politica e culturalmente este concelho que segundo o seu presidente “ sempre desenvolveu uma forte consciência anti autoritarista”.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.