Seminário Internacional na Ribeira Grande

A Ribeira Grande vai ser palco do seminário internacional “Autoritarismos, Totalitarismos e Respostas Democráticas”, que se realizará entre os dias 26 e 29 de Novembro, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Ribeira Grande, do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, da Universidade dos Açores e o Centro  de Estudos Interdisciplinares Século XX, da Universidade de Coimbra.


O evento, cujo programa foi apresentado ontem na cidade nortenha, conta com a presença de investigadores portugueses, espanhois, italianos e brasileiros e “será um raciocínio sobre o século XX”, considerou o Reitor da Universidade dos Açores, Avelino de Menezes.
A experiência histórica dos autoritarismos e dos totalitarismos no decurso do século XX, com sucessivos climas de guerra e de paz, tem vindo a motivar a investigação de muitos filósofos e historiadores que terão neste seminário um palco privilegiado de reflexão, a partilhar com o público em geral, em especial professores, que “embora injustamente maltratados, podem espalhar a semente da tolerância e da democracia nos mais novos”, acrescentou Avelino de Menezes.
O reitor da UA garantiu mesmo que, face aos temas propostos, este seminário “é um antídoto do totalitarismo” e o facto de se realizar nos Açores tem um significado especial porquanto historicamente “o totalitarismo sempre foi o grilhão da autonomia”.
Para o Presidente da autarquia Ribeiragrandense, Ricardo Silva, este seminário é, também, uma “homenagem” a todos quantos lutaram “resistentemente” por uma “consciência livre”, contra o salazarismo, como foram Manuel Barbosa, João gil da Ponte ou Agostinho Sá Vieira.
O facto deste seminário se realizar na Ribeira Grande, é a prova de que a descentralização cultural “está a funcionar” e será uma oportunidade para afirmar politica e culturalmente este concelho que segundo o seu presidente “ sempre desenvolveu uma forte consciência anti autoritarista”.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024