Açoriano Oriental
Parlamento Europeu
Sarkozy favorável a novo mandato de Durão Barroso
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou publicamente em Estrasburgo o seu apoio a um segundo mandato de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia.
Sarkozy favorável a novo mandato de Durão Barroso

Autor: Lusa/AO online
"Se me pergunta se eu tenho um candidato (para o cargo de presidente do executivo europeu) a minha resposta é sim. Pergunta-me se ele está sentado à mesma mesa que eu, a minha resposta é sim", disse Sarkozy, respondendo a uma questão numa conferência de imprensa, após ter apresentado ao Parlamento Europeu as prioridades do semestre da presidência francesa da União Europeia.

    José Manuel Durão Barroso termina no próximo ano o seu mandato como presidente da Comissão Europeia e a sua presumível candidatura a um segundo mandato é um tema que tem circulado nos corredores das instituições europeias.

    Durão Barroso tem mantido reserva sobre o assunto, dizendo sempre que a sua prioridade é desempenhar o melhor possível o seu cargo até ao fim.

    No entanto, o presidente da Comissão Europeia nunca escondeu o seu gosto pela função.

    Sarkozy não é o primeiro líder europeu a apoiar uma recandidatura de Barroso e junta-se a vozes oriundas da família política europeia socialista, sendo que quer Barroso quer o líder francês integram o Partido Popular Europeu.

    O secretário de Estado espanhol para a União Europeia, Alberto Navarro, afirmou em Fevereiro último, em Bruxelas, que Madrid "gostaria muito" de ver Durão Barroso mais cinco anos à frente do executivo comunitário.

    Portugal, pela voz do primeiro-ministro, José Sócrates, tinha já feito saber, em Novembro de 2007, que "gostava" que o presidente da Comissão Europeia tivesse um segundo mandato, manifestando então o seu total apoio, caso Durão Barroso decida fazê-lo.

    O presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering (do PPE) e o líder do Partido Popular Europeu, Wilfried Martens, também já deram conta pública da sua preferência por uma renovação do mandato de Barroso, que termina no dia 30 de POutubro de 2009.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.