Açoriano Oriental
PSD/Açores contra encerramento de balcões da CGD na região

O PSD/Açores manifestou a sua “discordância e preocupação” pelo possível encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em sete concelhos da região, uma medida que “põe em causa” a coesão social e territorial

PSD/Açores contra encerramento de balcões da CGD na região

Autor: Lusa/AO Online

Segundo um comunicado do partido, o líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, “manifestou hoje a sua ‘discordância e preocupação’ com o encerramento de balcões da CGD em sete concelhos da região e criticou o ‘descarado ziguezague do Partido Socialista’ nesta matéria”.

Para João Bruto da Costa, o possível fecho de balcões de atendimento da CGD nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Flores “põe em causa a coesão social e territorial, sendo particularmente prejudicial para os cidadãos que têm baixa literacia financeira e digital”.

“Importa lembrar que os concelhos afetados apresentam uma população mais envelhecida, que é a que mais utiliza os balcões de atendimento presencial”, alega.

O líder parlamentar do PSD/Açores considera ainda que, com a aplicação da medida, “são afetadas as pessoas que estão mais distantes dos centros urbanos, pois terão, em alguns casos, de se deslocar mais de 30 quilómetros para aceder a um balcão de atendimento, o que também pode levar a congestionamentos nas agências que se mantêm em funcionamento”.

O PSD/Açores “sempre entendeu que a CGD tem como missão, enquanto entidade pública, assegurar um serviço com rapidez e proximidade”.

“Mesmo que se avance com a instalação de agências sem tesouraria presencial e só com máquinas automáticas, não pode ser descurado o funcionamento de balcões com atendimento ao público”, considera.

O social-democrata recorda que, no passado, perante o encerramento de balcões de atendimento da CGD na região, “o PSD/Açores afirmou a sua discordância, por se tratar de um banco público e, por isso, com responsabilidades ao nível do serviço público”.

De acordo com João Bruto da Costa, “também nesta matéria o PSD/Açores mantém a sua matriz de defesa dos interesses dos açorianos, independentemente de quem está no Governo da República”, motivo pelo qual lamenta o “descarado ziguezague do deputado Francisco César e do PS sobre o assunto”.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.