Açoriano Oriental
PS/Açores aponta falhas no transporte escolar e na entrega de manuais digitais

O PS/Açores lamentou que “continuem por resolver” problemas relacionados com transporte escolar e falta de manuais digitais em algumas escolas na região, um mês depois do início do ano letivo.

PS/Açores aponta falhas no transporte escolar e na entrega de manuais digitais

Autor: Lusa/AO Online

“O PS tem vindo a acompanhar e a alertar, desde cedo, para os constrangimentos com que os estabelecimentos de ensino se têm vindo a deparar desde o arranque do ano letivo e que, infelizmente, não mereceram a devida atenção do Governo Regional [PSD/CDS-PP/PPM] para a sua resolução”, afirma a deputada socialista açoriana Marlene Damião citada numa nota de imprensa do partido.

A posição foi assumida depois de o grupo parlamentar do PS/Açores ter contactado algumas escolas da ilha de São Miguel, no âmbito do roteiro para a educação, com o objetivo de perceber as preocupações e necessidades das escolas, creches e centros de Atividades de Tempos Livres.

“É incompreensível que nesta fase persistam problemas ao nível do transporte escolar, tal como já havia alertado o presidente do PS/Açores, Francisco César, no início de agosto e posteriormente, no início de setembro, bem como ao nível da entrega dos manuais digitais, com prejuízo para os alunos e famílias açorianas”, disse a deputada.

Para Marlene Damião, “não é aceitável que os alunos ainda não tenham acesso aos manuais digitais, o que afeta a aprendizagem, e que, por falta ou atraso dos transportes escolares, cheguem, sistematicamente, atrasados ao início das aulas”.

O partido pede que haja uma maior articulação entre a tutela da educação no arquipélago e as escolas, para “garantir os recursos necessários, em tempo útil”.

Pede também maior articulação entre as tutelas da educação e dos transportes, “de forma a suprir os crescentes problemas no transporte escolar devido ao atraso no novo concurso público de transportes terrestres para a ilha de São Miguel”.

“Devido à inércia do Governo Regional dos Açores, os problemas nos transportes terrestres são cada vez maiores, o que afeta, desde logo, a mobilidade dos açorianos, mas também tem impacto nos alunos e respetivas famílias, pelos constrangimentos provocados”, disse Marlene Damião.

Já a falta dos manuais digitais, segundo o PS/Açores, obriga as famílias “a incorrer em encargos adicionais com fotocópias” e a situação “gera desigualdades nas aprendizagens”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.