Programa Operacional dos Açores 2030 com 21,5 ME para a ciência

O Programa Operacional dos Açores (POA) 2030 prevê 21,5 milhões de euros para a realização de projetos e aquisição de equipamento de ponta para as infraestruturas científicas, anunciou o vice-presidente do Governo Regional.




“Em rigor, o atual Governo dos Açores mais do que duplica as verbas disponíveis para as unidades de investigação, centros de interface e empresas fazerem investigação e promoverem inovação”, refere Artur Lima, citado numa nota do executivo regional.

Artur Lima participou hoje na abertura da segunda edição do seminário “Atlantic Innovation Week: onde a política, a ciência, a tecnologia e a indústria constroem um planeta mais saudável”, que está a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira.

Segundo Artur Lima, foi uma “escolha deste Governo Regional alocar mais investimentos a quem promove investigação e inovação”, sendo que o anterior POA 2020 alocou 20 milhões de euros “em “betão e apenas cerca de 10 milhões de euros em projetos”.

Ainda de acordo com o governante, tem-se verificado uma “mudança muito importante no modo como se faz ciência” nos Açores, com as “dotações financeiras do POA 2030” a exigirem uma “ciência aplicada e inovadora, capaz de responder a desafios económico-sociais concretos”.

Na nota, o vice-presidente do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) alerta, contudo, que “importa garantir que o investimento público em ciência se traduz em benefícios tangíveis para os Açores”.

Artur Lima lembra também que o Governo dos Açores aprovou recentemente a nova RIS3 para o período 2022-2027, sendo esta uma das “primeiras condições habilitadoras do POA 2030 a estar concluída”.

“Entendemos que a RIS3 deve orientar as políticas públicas de investigação e inovação, de acordo com o interesse público”, salienta.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024