Açoriano Oriental
Presidente do Eurogrupo escusa-se a comentar situação política em Portugal
O presidente do Eurogrupo escusou-se hoje, em Nicósia, a comentar a situação política em Portugal, e em concreto o anúncio do voto contra do PS ao Orçamento de Estado para 2013, por se tratar de uma questão interna.
Presidente do Eurogrupo escusa-se a comentar situação política em Portugal

Autor: LUSA / Ao online

“Nunca comento desenvolvimentos políticos internos num Estado-membro”, declarou Jean-Claude Juncker, na conferência de imprensa após uma reunião do Eurogrupo, quando questionado sobre o fim do consenso político em Portugal em torno do programa e de um alegado mal-estar entre os partidos da coligação devido às mais recentes medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.

Apontando que tem “imaginação suficiente” para comentar questões políticas internas de determinado país, Juncker disse, em tom irónico, que também tem “imaginação suficiente” para saber que, se usasse toda a sua imaginação, “precisava ainda de mais imaginação para sair da situação” em que se colocaria, razão pela qual evitar sempre fazer esse género de comentários.

O ministro das Finanças português disse hoje ao Eurogrupo que as novas medidas de austeridade apresentadas pelo Governo provocaram uma "intensificação do debate político e social" em Portugal.

O presidente do fórum que reúne os países da zona euro falava no final de uma reunião na qual o ministro das Finanças português explicou aos seus homólogos que "a intensidade do debate político e social em Portugal se intensificou muito consideravelmente depois do anúncio destas medidas [de austeridade]".

Em declarações aos jornalistas portugueses em Nicósia, Chipre, Vítor Gaspar disse que apresentou aos seus homólogos, "em breves palavras", as razões que, em sua opinião, "desencadearam a intensificação do debate político e social" em Portugal.

"Liguei essa situação à apresentação das medidas que foram acordadas no 5.º exame regular [da ‘troika’ ao programa de ajustamento português], incluindo a medida de desvalorização fiscal", precisou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados