Açoriano Oriental
Portugueses são os europeus que compram carros novos menos poluentes
Na hora de comprar carro novo, os portugueses são os europeus que mais optam por veículos que produzem menos emissões de CO2, segundo um relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).
Portugueses são os europeus que compram carros novos menos poluentes

Autor: Lusa / AO Online
    O estudo divulgado hoje compara os 18 países europeus com dados disponíveis sobre emissões de CO2, colocando Portugal como o país da União Europeia com a frota automóvel nova mais eficiente.

    De acordo com a Quercus, associação ambientalista que faz parte da T&E, esta posição prende-se com o facto de os portugueses "serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível", comprando carros novos "mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões".

    A acrescentar ao factor "custo", a carga fiscal é reduzida para quem compra carros com baixa emissão: o valor do Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação ponderam em 60 por cento a componente de emissões de CO2.

    Apesar do lugar cimeiro conseguido por Portugal, o presidente da Quercus, Francisco Ferreira, esperava assistir a "uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel".

    Lamentando que Portugal esteja a renovar "tão lentamente" a frota automóvel (no sentido de serem adquiridos veículos mais eficientes ambientalmente) e que os portugueses usem demasiado o carro nas deslocações casa-trabalho, Francisco Ferreira reconhece, por outro lado, que "os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas".

    De acordo com o relatório da T&E, Portugal é o país com menor valor médio de emissões de CO2 nos veículos automóveis novos vendidos em 2007, com 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.

    Em Dezembro do ano passado, a Comissão Europeia propôs que os novos carros emitissem em média 130g CO2/km até 2012.

    O Comité do Ambiente do Parlamento Europeu irá votar sobre a legislação dos carros e CO2 nos dias 08 e 09 de Setembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados