Portugueses são os europeus que compram carros novos menos poluentes

Portugueses são os europeus que compram carros novos menos poluentes

 

Lusa / AO Online   Nacional   26 de Ago de 2008, 06:30

Na hora de comprar carro novo, os portugueses são os europeus que mais optam por veículos que produzem menos emissões de CO2, segundo um relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).
    O estudo divulgado hoje compara os 18 países europeus com dados disponíveis sobre emissões de CO2, colocando Portugal como o país da União Europeia com a frota automóvel nova mais eficiente.

    De acordo com a Quercus, associação ambientalista que faz parte da T&E, esta posição prende-se com o facto de os portugueses "serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível", comprando carros novos "mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões".

    A acrescentar ao factor "custo", a carga fiscal é reduzida para quem compra carros com baixa emissão: o valor do Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação ponderam em 60 por cento a componente de emissões de CO2.

    Apesar do lugar cimeiro conseguido por Portugal, o presidente da Quercus, Francisco Ferreira, esperava assistir a "uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel".

    Lamentando que Portugal esteja a renovar "tão lentamente" a frota automóvel (no sentido de serem adquiridos veículos mais eficientes ambientalmente) e que os portugueses usem demasiado o carro nas deslocações casa-trabalho, Francisco Ferreira reconhece, por outro lado, que "os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas".

    De acordo com o relatório da T&E, Portugal é o país com menor valor médio de emissões de CO2 nos veículos automóveis novos vendidos em 2007, com 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.

    Em Dezembro do ano passado, a Comissão Europeia propôs que os novos carros emitissem em média 130g CO2/km até 2012.

    O Comité do Ambiente do Parlamento Europeu irá votar sobre a legislação dos carros e CO2 nos dias 08 e 09 de Setembro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.