Açoriano Oriental
Derby Benfica-Sporting
Paulo Bento invicto na Luz
O treinador do Sporting, Paulo Bento, está invicto face ao Benfica no Estádio da Luz, onde se apresenta sábado com uma vitória e um empate, conquistados nas duas últimas edições da Liga portuguesa de futebol.
Paulo Bento invicto na Luz

Autor: Pedro Belo da Fonseca - Lusa / AO online
Em 2005/2006, no seu primeiro “derby” como técnico, Paulo Bento comandou os “leões” a um claro triunfo por 3-1, materializado na segunda parte, já que os anfitriões chegaram ao intervalo a vencer, graças a uma grande penalidade convertida por Simão.

O Benfica, orientado pelo holandês Ronald Koeman, vinha de uma série de sete vitórias consecutivas e trazia seis pontos de avanço, mas caiu com “estrondo” na segunda metade, num embate da 20ª ronda da prova, realizado a 28 de Janeiro de 2006.

Ricardo Sá Pinto, aos 65 minutos, de grande penalidade, a castigar um falta desnecessária de Beto sobre Liedson, empatou o encontro e, na parte final, depois de Koeman trocar Beto por Marcel, o “levezinho” resolveu, com tentos aos 74 e 83.

Na época passada, a 28 de Abril de 2007, a história foi completamente diferente, pois foi o Sporting que se adiantou no marcador, com um golo madrugador (02 minutos) do inevitável Liedson, o seu sexto em sete jogos frente aos “encarnados” para o campeonato.

O italiano Fabrizio Miccoli, aos 24 minutos, viria a dar o empate aos “encarnados”, que procuraram, sem sucesso, o triunfo, mais do que o Sporting, com Paulo Bento a ser mesmo acusado de não ter arriscado nada na procura dos três pontos.

Em caso de derrota, e com apenas três jogadas para disputar, os “leões” perderiam o segundo posto para o Benfica, risco que o técnico do Sporting não terá querido correr, mesmo sabendo que vencendo ficaria a um escasso ponto do líder FC Porto.

Ainda assim, Paulo Bento manteve a invencibilidade em reduto alheio face ao Benfica, isto numa temporada em que já tinha perdido uma vez com os “encarnados”.

A 1 de Dezembro de 2006, em Alvalade, na 12ª ronda da prova, Ricardo Rocha, aos três minutos, e Simão, aos 36, materializaram o triunfo do “onze” de Fernando Santos, que ainda teve mais duas excelentes oportunidade de golo na primeira metade.

Na segunda parte, o Sporting ainda tentou dar a volta ao encontro, mas o Benfica, com Quim sempre muito bem, soube segurar a vantagem, num embate em que Anderson Polga (acumulação de amarelos) e Nuno Gomes (vermelho directo) acabaram expulsos sobre o final.

Face a este desaire caseiro, Paulo Bento, mesmo invicto na Luz, “apenas” apresenta um balanço “nulo” face aos “encarnados”, com uma vitória, um empate e uma derrota (4-4 em golos).

   

   


    - Os encontros de Paulo Bento frente ao Benfica:

    Época 2005/2006

    20ª 28/01/2006 Benfica (F) V 3-1

    Época 2006/2007

    12ª 01/12/2006 Benfica (C) D 0-2

    27ª 28/04/2007 Benfica (F) E 1-1

   

    Balanço: J V E D GOLOS

    Casa 1 0 0 1 0-2

    Fora 2 1 1 0 4-2

    Total: 3 1 1 1 4-4
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados